O CORPO FALA EUNICE

729 palavras 3 páginas
O CORPO FALA - DEMONSTRA SENTIMENTOS E EMOÇÕES
No livro O corpo fala, Pierre Weil mostra como a linguagem é manifestada pelo corpo nos diversos tipos de relacionamentos humanos. O autor apresenta diferentes situações em que as mensagens não-verbais enviadas pelo corpo contradizem o que é dito em palavras. No caso das relações interpessoais, Pierre revela como nosso corpo demonstra se há reciprocidade ou não na forma como estamos nos comunicando.
Trata-se de um processo quase sempre inconsciente, mas bastante freqüente e natural. Daí a necessidade de fazer uma análise profunda dessa linguagem. Segundo o autor, o homem alcança a harmonia e a comunicação quando mantém um equilíbrio e domina sua vida e seus relacionamentos. Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer pra você. Também nosso corpo é, antes de tudo, um centro de informações para nós mesmos.
Quando nos encontramos com alguém, pela primeira vez, ficamos sempre com uma determinada impressão dessa pessoa logo no primeiro minuto. Observando não só o seu vestuário, mas também a sua postura, o aperto de mão, a pontualidade e até os movimentos dos braços e pernas, podemos tirar uma primeira impressão, mesmo ela não tendo se expressado verbalmente. Está na hora de dar atenção à sua linguagem não verbal, ela é muito mais importante do que pensa!
A grande maioria das pessoas ignora a existência da linguagem do corpo quando se relacionam. Gestos, olhares, posições do corpo, etc. comunicam normalmente a verdade que as palavras não conseguem dizer, portanto seja o mais sincero possível, para não ser traído pelo corpo. Assim, por mais que controlemos nossos gestos, eles fazem parte da linguagem do inconsciente e as palavras da linguagem do consciente.
A palavra é uma representação da consciência humana, é com ela que o homem se comunica. Na educação, a forma do indivíduo comunicar-se está na linguagem. A linguagem pode ser dividida entre o dito e o não-dito ou este

Relacionados

  • Prática penal
    11638 palavras | 47 páginas
  • Drogas e culturas
    194634 palavras | 779 páginas
  • Caixa preta
    103364 palavras | 414 páginas