O controlismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Controlismo

Introdução 04
Escolas de Contabilidade - Controlista05
Visão do Controlismo 05
Objetivo do estudo Controlista 06
Classificação das Funções de Controle06
As principais contribuições desta escola para a Comunicação Contábil 07
Fábio Besta e a Escola De Veneza 08
Principais Personagens 08Conclusão 10
Bibliografia 11






INTRODUÇÃO

Os estudos envolvendo a Contabilidade fizeram surgir três escolas do pensamento contábil: a primeira,chefiada por Francisco Villa, foi a Escola Lombarda; a segunda, a Escola Toscana, chefiada por Giusepe Cerboni; e a terceira, a Escola Veneziana, por Fábio Bésta.
Embora o século XVII tivesse sido o berço da era científica e Pascal já tivesse inventado a calculadora, a ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundopostulados jurídicos.
Nessa época, na Itália, a Contabilidade já chegara à universidade. A Contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em 1809.
Foi o inicio da fase científica da Contabilidade










Escolas de Contabilidade - Controlista

Para Fabio Besta (1880) a contabilidade representava a ciência do controle econômico. Este autor considerava que ocontrole econômico se compunha de duas partes: uma responsável pelo registro contábil dos momentos da administração econômica e sua efetivação por meio de escrituração e a outra representava a revelação das partidas dobradas dos fatos administrativos em conexão com os critérios organizacionais articulados de acordo com os mecanismos de controle inerentes à escrituração contábil.

VISÃO DOCONTROLISMO

Na visão dos controlistas, os balanços, as contas, os orçamentos, as demonstrações de resultados, etc., representavam uma forma de controle da riqueza dos organismos econômicos.
Besta entendia que a contabilidade tinha a missão de atender as seguintes três fases: primeiro estabelecer um ponto de partida para tornar possível a análise dos resultados da gestão; em segundo lugar acompanhara gestão evidenciando os fatos ocorridos que julgar-se o trabalho administrativo e a terceira fase demonstrar os resultados finais da administração econômica para a devida aprovação ou rejeição da gestão.
Igualmente considerava que o patrimônio deveria ser representado por uma grandeza mensurável e variável, isto é, demonstrado por uma soma de valores positivos e negativos.





OBJETIVODO ESTUDO CONTROLISTA
Segundo Fabio Besta a contabilidade tinha como objetivo de seu estudo o “controle da riqueza azendal”. Em razão de seu posicionamento cientifico, inicia seu trabalho identificando o que é uma ciência, o que é azienda, o que é administração, assim como necessidade absoluta de existência da riqueza para que possa existir a azienda.
Afirma que a riqueza pertence a uma azienda...
tracking img