O conto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDA MARCIEL MARTINS
GILMARA DOMINGOS DA SIVA
GABRIEL DE SOUZA
GLAYDSON DE SOUZA

OS MOVIMETOS SOCIAIS

Manaus/AM
21.08.2012
FERNANDA MARCIEL MARTINS
GILMARA DOMINGOS DA SIVA
GABRIEL DE SOUZA
GLAYDSON DE SOUZA

OS MOVIMETOS SOCIAIS

Manaus/AM
21.08.2012
SUMÁRIO

04
05
05
06
06
06
07
08
09
10
11INTRODUÇÃO........................................................................................................................
1. Movimentos sociais...............................................................................................................
1.1. Confrontos e parcerias.........................................................................................
1.2. A greve como elementocentral...........................................................................
1.2.1 A industrialização e as greves............................................................................
1.3. Os movimentos sociais contemporâneos............................................................
1.3.1. O movimento ambiental...................................................................................
1.3.2. O movimentofeminista...................................................................................
1.3.3. Características comuns.....................................................................................
CONCLUSÃO...........................................................................................................................REFERÊNCIA...........................................................................................................................

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar sobre os movimentos sociais que são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação, que acontece na nossa sociedade. E apresentando os diversos fatores que as fluências.



Os Movimentos Sociais

Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar umasituação. Eles podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Há vários exemplos de movimentos sociais em nosso dia a dia: as greves trabalhistas (por melhores salários e condições de trabalho), os movimentos por melhores condições de vida na cidade (por transporte, habitação, educação, saúde, etc.) e no campo (pelo acesso á terra manutenção da atual situação de distribuição de terras),os movimentos étnicos, feministas, ambientalistas e estudantis, entre outros. Além desses movimentos organizados, existem outros que podemos chamar de conjunturais. São os que duram alguns dias e desaparecem para, depois, surgir em outro momento, com novas formas de expressão.
Os movimentos sociais não são predeterminados; dependem sempre das condições específicas em que se desenvolvem, ou seja,das forças sociais e políticas que os apoiam ou confrontam, dos recursos existentes para manter a ação dos instrumentos utilizados para obter repercussão.
Confrontos e parcerias
Os movimentos sociais são sempre de confronto político. Na maioria dos casos eles têm uma relação com o Estado, seja de oposição, seja de parceria, de acordo com seus interesses e necessidades. Observam-se várias formasde atuação dos movimentos sociais:
* Contra ações do poder público que sejam consideradas lesivas aos interesses da população ou de um setor dela, como determinada política econômica ou uma legislação que prejudique os trabalhadores;
* Para pressionar o poder público a resolver problemas relacionados à segurança, à educação, à saúde, etc.
* Em parceria com o poder público para fazerfrente às ações de outros grupos ou empresas privadas (é o caso dos movimentos de proteção ambiental)
* Para resolver problemas na comunidade, independentemente do poder público, muitas vezes tomando iniciativas que caberiam ao Estado (por exemplo, as várias ações realizadas por Organizações Não Governamentais – ONGs – e associações de moradores de bairros).
Existem também movimentos cujo...
tracking img