O conto de fadas e a turma da monica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TURMA DA MÔNICA E CONTOS DE FADAS:
A FORMAÇÃO DO LEITOR
ALMEIDA, Jaqueline
HASHIMOTO, Aline
SILVA, Silmara

USC - Pedagogia



RESUMO - Este artigo tratada intertextualização das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica com os contos de fadas, objetivando a formação de leitores através da semiótica da cultura. Primeiramente faremos um breve resumosobre o que é semiótica e semiótica da cultura, depois apresentaremos um exemplo de atividade para se trabalhar com alunos do 4° ano do ensino fundamental e terminaremos com uma reflexão sobre essetema.

PALAVRAS-CHAVE: Intertextualização, atividades, leitura, semiótica da cultura.

FUNDAMENTAÇÃO
A Palavra SEMIÓTICA vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo, portantosemiótica é a ciência dos signos. Tem por objetivo o estudo de “todo e qualquer fenômeno de produção, de significação e de sentido” (SANTAELLA, 1983, p.13).
Três são as teorias mais estudadas dasemiótica: de Greimas, Peirce e da Cultura. Trataremos da semiótica da cultura, na qual está baseado este artigo.
A semiótica da cultura possui correntes de estudo diversos. Uma delas é de origem russa econstituiu-se no Departamento de Semiótica da Universidade de Tartu, Estônia, nos anos 60.
Os pesquisadores desta corrente entendem a cultura como linguagem, portanto buscam compreender toda equalquer linguagem e todas as formas de expressão.
A semiótica da cultura abrange tanto as investigações teóricas, quanto as experiências artístico-culturais, tem uma forte tendência para a práticainterdisciplinar e esta presente nas mais variadas esferas da vida cultural, pois busca estudar a variedade de fenômenos culturais. O principal objetivo de estudo da semiótica russa é compreender osmecanismos geradores de signos na cultura.
Alguns conceitos centrais da semiótica da cultura são: códigos culturais, cultura, gênero, língua, linguagem, modalização e sistemas modalizantes....
tracking img