O consumo com a possibilidade da internet como mass media e o direcionamento da publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| 2012 |
| UNISC
MARCELO GENEHR MORAES TAMIRES LOPES
|

[ O CONSUMO COM a possibilidade DA INTERNET COMO MASS MEDIA E O DIRECIONAMENTO DA PUBLICIDADE] |
|

1. INTRODUÇÃO

A popularização da Internet e o desenvolvimento e criação de novas plataformas de acesso a rede mundial como os smartphones, PDA, o acesso cada vez mais frequente das redes wi-fi, o desenvolvimento das redes de3G e a expectativa da chegada do 4G com a realização da Copa do Mundo no Brasil, nos colocam frente a uma nova questão, estaria a Internet tomando o espaço dos veículos tradicionais? E mesmo com a possibilidade de interação com o receptor, estaria a Internet se tornando um “mass media”, ou seria ela ainda uma mídia segmentada?
Na pratica, e na teoria, há a possibilidade hoje de se comunicar nainternet com um público talvez maior do que em um anúncio de televisão em horário nobre, essa grande exposição é muito maior do que alguns jornais considerados veículos de massa. A convergência entre os meios é também cada vez maior.
E se a Internet está cada vez mais no nosso dia a dia, o que dizer das redes sociais que conectam centenas de milhares de usuários proporcionando a estesexperiências nunca antes sentidas. E esse consumidor que passa cada vez mais tempo se expondo nas redes sociais, pode ser mapeado? Pode ser definido de forma mais clara? Podemos entender quais são os seus anseios, seus desejos?
Vamos tentar levantar essa questão e entender como funciona hoje à publicidade direcionada que empresas como o Google e o Facebook vêm fazendo, utilizando as informações e os“rastros” que os seus usuários vem deixando em suas plataformas.



2. MASS MEDIA

As chamadas mídias de massa ou “mass media” acabam tendo uma grande influência no comportamento da sociedade, pois conseguem transmitir e moldar a opinião social, e isso acontece de várias formas como pela publicidade, pelas notícias e também pela forma de abordar, ou não, os fatos do nosso cotidiano. A mídia de massaconsegue então influenciar a opinião pública sobre um tema, ou através da publicidade levar a sociedade ao consumo, criando até mesmo uma demanda por produtos que até pouco tempo atrás não eram conhecidos, ou não eram necessários.
O consumo é o conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriação e os usos dos produtos. Esta caracterização ajuda a enxergar os atos pelos quaisconsumimos como algo mais do que simples exercícios de gostos, caprichos e compras irrefletidas, segundo os julgamentos moralistas, ou atitudes individuais, tal como costumam ser explorados pelas pesquisas de mercado. (CANCLINI, Néstor Garcia, 1999, Página 77)

As mídias de massa acabam moldando a sociedade e se tornando os pais de uma cultura de massa, fato comum já há milênios, mas sua importânciavem ganhando força com movimentos como o capitalismo industrial e as tecnologias das comunicações, que facilitam a implantação de uma cultura de massa.
A aquisição de um caráter massivo significa o desaparecimento destas subculturas e a sua substituição por uma cultura universal, comum a todos os membros da sociedade. Significava, mais precisamente, um enfraquecimento dos traços subculturais e oconcomitante aumento da importância dos traços comuns. (BAUMAN 1980, Página 75)

Nessa criação de uma cultura de massa, boa parte da sociedade vai perdendo sua espontaneidade, suas características que tornam o cidadão único, suas capacidades de análises críticas, e passam a aceitar tudo de forma passiva, sem reagir, o que os torna uma massa homogeneizada.
Para que uma cultura adquira umcaráter massivo (talvez fosse mais correto dizer, para que se torne universal) tem de se uniformizar as situações sociais dos membros da sociedade e, consequentemente, os critérios que determinam a utilidade funcional dos elementos da cultura. (BAUMAN 1980, Página 77)
A internet, como abordamos na introdução deste, não é considerada por alguns estudiosos como um veículo de comunicação em massa...
tracking img