Tanatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logo em sua introdução a autora faz uma pequena explanação sobre o que seria o conceito de tanatologia, explicando a etimologia da palavra que provem de dois radicais do grego, thanatos = morte, logos = estudo, ou seja um manual de tanatologia seria um compendio sobre o estudo da morte ou da perda, mas que no entanto esse conceito ganhou uma amplitude bem maior do que havia em sua etimologiaoriginal.
Progressivamente a tanatologia vem ocupando seu espaço, sem contudo fazer parte de um ramo específico do conhecimento, ela como doutrina cientifica tem como objetivo geral estudar os processo do morrer e do luto, e que a morte o luto e a perda bem com a forma que são vivenciadas dpendem sempre de um contexto, e que o presente manual tem como obbjetivo mostrar os conceitos e aaplicabilidade da tanatologia no trabalho do psicólogo nas suas varias áreas de atuação.
Conceituando morte , perda e luto podemos dizer que em nossa sociedade contemporânea o conceito de morte vem tomando uma fora como algo que não fosse natural, e encarado pela sociedade com certo preconceito, como algo impronunciável, ou o qual não se faz necessário pensar.
Já o modo com vemos as perdas se torna maisameno, são fenômenos que ocorrem durante a vida de cada individua e que não estão necessariamente ligados a morte, e que a maneira como reagimos as perdas é influenciada por vários fatores, sócias, emocionais e familiar, e que de certa forma tem um papel no tipo de relação do individuou com o próprio corpo.
O luto quando estudado passa pelo aprofundamento do conceito de subjetividade, já que asrepresentações de vida e de morte para o individuo tem a ver com a particularidade das suas vivencias, para que haja o processo de elaboração de uma perda é imprescindível o aparecimento do luto. O luto é tanto um processo de abandono de esquemas, quanto de aprendizagem de novos esquemas, torna-se importante para o trabalho do luto o exercício de reflexão e avaliação das experiências de perda eganhos ao longo da vida.
Quando o texto se volta para a tanatologia e as praticas do exercício da profissão de psicólogo podemos observaram que no âmbito do ensino não estamos acostumados a concentrar AA tenção na tanatologia.
No ambiente escolar não pode ou não funcionar como um local de acolhimento das vivencias de luto dos alunos, a escola como instituição e com todos os seus meandros estainserida dentro da sociedade e da cultura, dessa maneira os professores dentro da escola encontra-se entre o saber e o fazer da cultura em relação a morte. Naturalmente isso exige o esforce de cada membro da equipe para que o a formulação do processo de luto seja elaborado de forma completa.
Na âmbito da psicologia organizacional o psicólogo é acionado quando se percebe que há um comportamento queé tido como fora do padrão empresarial, principalmente não incidência de depressão ou e desmotivação, os psicólogos juntamente com os demais profissionais da saúde trata de programas voltados para a reabilitação funcional, mas nem todas as empresas podem preocupar-se , ou tem condições de trabalhar com os problemas citados anteriormente
Quando estamos na realidade da clinica o texto fala que osprofissionais da área estão em quase que constante contato com questões relacionadas a perdas e lutos, e diz que atualmente tem se observado que há um aumento significativo de casos cuja problemática refere-se ao um aceno com a morte, tais fatores como a violência a depressão e solidão e dependência química apontam para esta problemática, e os aspectos das demanda da clinica vem se modificando,acompanhando as alterações da sociedade.
Na realidade hospitalar, a tanatologia se faz presente quando é parte do trabalho do profissional acompanhar o processo do paciente e dos familiares com o objetivo de facilitar a expressão dos sentimentos, identificando a fase que transitam ao paciente e família para melhor intervir, quando tais sentimentos se torna contraditórios e e diversos e...
tracking img