O conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conhecimento

* A preocupação com o conhecimento.
* A percepção.
* A imaginação.
* A linguagem.
* O pensamento.
* A consciência pode conhecer tudo?

* O que é oconhecimento?
* Para que serve o conhecimento?
* O que dizem os filósofos acerca do assunto?
* Como adquirir esse conhecimento?
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobreum fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leiturasde livros e artigos diversos.
A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimentoteológico e conhecimento científico.
* Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimento, que vão do grau inferior ao superior: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
* JáAristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Linguagem, Raciocínio e Intuição.
* O conhecimento sensível também é chamado de conhecimento empíricoou experiência sensível e suas formas principais são a sensação e a percepção.
* Conhecimento empirista - A sensação é pontual, isto é, um ponto do objeto externo toca um dos órgãos sensoriaise faz um percurso no interior do corpo, indo ao cérebro e voltando as extremidades sensoriais já a percepção e a unificação e a organização das sensações.
* Nossos órgãos sensoriais são: Olhos(sensações visuais), nariz (sensações do olfato), pele (sensações do tato), ouvidos (sensações auditivas) e língua (sensações gustativas).
* A sensação é o que nos dá as qualidades exteriores einteriores, isto é, as qualidades dos objetos e os efeitos dessas qualidades sobre nós. Na sensação sentimos sabores, odores, o quente, o frio, sentimos também qualidades externas, o prazer,...
tracking img