O conhecimento e o uso dos portais de transparência pelo usuário-cidadão do município de são vicente do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O conhecimento e o uso dos portais de transparência pelo usuário-cidadão do município de São Vicente do Sul



Por
Ricardo Barcellos da Costa

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo realizar um diagnostico sobre o conhecimento e uso dos portais de transparência pela comunidade do município de
São Vicente do Sul/RS.
Numa abordagem aleatória, em via pública, com aplicação dequestionário,


Introdução


Com o crescente avanço tecnológico que vivemos hoje, e as constantes mudanças que ocorrem, cria-se um cenário que se estabelece de constantes e rápidas transformações, mudando também o pensamento do Estado e dos usuários-cidadãos, alterando inclusive suas necessidades frente à gestão publica. Com essa percepção o Estado começa a mudar seu comportamento frenteà população, que cada vez exige mais, principalmente no aspecto social, observando-se um grande descontrole fiscal, não só no Brasil, mas em vários países do mundo com a diminuição do Produto Interno Bruto (PIB).
Esse novo contexto que se estabelece fez com que a visão do Estado tivesse que se modificar para conseguir suprir as demandas que se estabeleceram, pois as necessidades básicascontinuaram e acrescidas de uma maior organização social, a preocupação com bem estar social faz com que haja uma interação entre o Estado e o cidadão. Com a sociedade cada vez mais organizada e com uma maior divulgação na mídia do que esta sendo feito nas mais diferentes esferas do governo, o usuário-cidadão passou a ter mais interesse de como esta sendo gasto o dinheiro publico, com isso sefalando cada vez mais em transparência.
Diante desta realidade que se constituiu há uma maior fiscalização do estado para que este não use seu poder de forma inadequada como por vezes são noticiados nos mais diferentes meios de comunicação. Entende-se hoje que é impossível falar de transparência sem pensar na lei complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi elaborada paragarantir a responsabilização na gestão publica buscando o equilíbrio fiscal entre as despesas e as receitas dos municípios, tornando-se um marco para a transparência no Brasil.
Com a globalização e com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais utilizado como ferramentas para disponibilização dos serviços prestados tornaram-se um instrumento indispensável para a transparência, que hojeacontece principalmente através de sites onde são divulgadas as mais diferentes informações sobre como estão sendo aplicados os recursos, como eles estão voltando para a sociedade. Este estudo tenta mostrar como estes sítios de hospedagem são utilizados pelos munícipes de São Vicente do Sul-RS, qual a frequência de acesso e do conhecimento que os usuários-cidadãos têm da importância da transparência nosetor publico.

Metodologia


O presente trabalho de pesquisa foi realizado em local público do Município de São Vicente do Sul, mais precisamente junto a Praça Borges de Medeiros, ponto central da cidade, local de grande movimento de pessoas.
Para captação dos dados, os transeuntes foram abordados pelos acadêmicos responsáveis pela atividade, de forma aleatória, ou seja, a medida que haviacirculação, aqueles que se propuseram a participar do trabalho, recebiam uma rápida orientação sobre a aplicação do questionário e também sobre o uso, finalidades e importância dos portais de transparência.
A estes, foi aplicado um questionário contendo 10 questões, que contemplavam um breve levantamento social, como idade, escolaridade e renda dos entrevistados, além de questões objetivas,sobre o conhecimento, uso e periodicidade de acesso aos dados divulgados pela administração municipal, no decorrer da gestão.
Para determinação do numero de entrevistados, tomaram-se por base os dados divulgados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - obtidos pelo Censo Demográfico da População Brasileira, ocorrido no ano de 2010, onde relatava ser a população do Município...
tracking img