Resumo do livro: seis estudos de psicologia piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE/ UNICENTRO.
ACADÊMICA: KEREM LUCINI
RESUMO DO LIVRO: SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA

A presente obra divide-se basicamente em duas partes. Na primeira faz-se uma abordagem ao desenvolvimento mental da criança durante os quatro estágios sendo o primeiro sensório motor (recém-nascido e lactente), pré-operatório (A primeira infância: de dois a sete anos),operações concretas (A infância de sete a doze anos) e as operações formais (adolescência). A princípio o desenvolvimento intelectual ou psíquico tem seu inicio a partir do nascimento findando-se na vida adulta, sendo que este assim como o crescimento orgânico também desenvolve durante a vida até que atinja um nível estável alcançando sua maturidade, enquanto este desenvolvimento está em curso acontecede forma dinâmica uma passagem contínua de um estágio menor para um superior e isto acontece por meio da assimilação de acomodação de novas experiências, sendo que cada estágio difere-se do anterior pelas novas construções cognitivas. Estas passagens de um estágio para o outro, ocorre por meio de novas necessidades que vão surgindo decorrente do crescimento, de uma forma geral se podem sintetizarestas necessidades em: 1° incorporar o mundo exterior as novas estruturas do sujeito, 2° acomodar as transformações ocorridas aos objetos externos; desta forma, o desenvolvimento mental se apitara de forma progressiva cada vez mais precisa à realidade.
O período sensório motor tem como característica marcante uma notável aceleração do desenvolvimento sendo este considerado o período mais rico aponto de torna-se decisivo na evolução psíquica como um todo, ou seja, até que atinja sua maturação, neste período a inteligência desenvolve-se de forma prática em que o sujeito explora o mundo que o cerca através dos movimentos e dos sentidos, na inteligência distinguem-se três estágios: reflexo, organização da percepção e hábitos e inteligência sensória motora propriamente dita, neste camposubdividem-se ainda, a construção de categorias do objeto e do espaço, da causalidade e do tempo sendo estas de forma pratica, não constituindo ainda as de pensamento. Outro ponto bastante interessante é de que a afetividade e a inteligência possuem uma relação estreita e indissociável durante o desenvolvimento, a primeira parte deste estágio tem como característica os impulsos instintivos relacionadosa alimentação, na segunda parte refere-se as percepções e hábitos como também o começo da inteligência.
No estágio pré-operatório, a principal particularidade se da pelo aparecimento da linguagem e com esta são modificados o campo afetivo e intelectual, como resultante disto podem ocorrer no desenvolvimento mental, troca entre indivíduos (socialização), interiorização da palavra (aparição dopensamento) e a interiorização da ação. Na parte afetiva, surgem os sentimentos interindividuais, como: as simpatias antipatias, respeito...e ainda, a afetividade interior que organiza-se de maneira mais estável do que no primeiro estágio.
A. A socialização da ação

Esta ocorre por meio da comunição entre as pessoas e acontecem por volta da segunda metade do primeiro ano, sendo estaresultante da imitação onde por meio desta, inicia-se a aquisição da linguagem que nas relações sociais a principio decorrem da imitação de gestos corporais, com isto percebe-se que estas primeiras formas de comunicação são um ensaio da socialização verdadeira. Na verdade a criança ainda é muito centralizada em si mesmo e assim este momento é muito confuso pois agora a diferenciação entre o eu e arealidade envolvem outras pessoas e não mais objetos como anteriormente.

B. A gênese do pensamento e C. intuição

Por meio das varias transformações que ocorrem durante a primeira etapa da infância notamos que com relação à inteligência o que ocorre que a principio esta acontece de uma forma bastante pratica ou senso- motora e que posteriormente passa as ser mais interiorizada através do...
tracking img