Bruner e sua pscologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruner e a Psicologia

Jerome Seymour Bruner nasceu em 1915, em Nova Iorque. Em 1937, formou-se na universidade de Duke, após ter-se doutorado em psicologia pela universidade de Harvard, desenvolveu a maior parte da sua carreira como professor e investigador. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Bruner desenvolveu a sua tese de doutoramento sobre as técnicas de propaganda Nazi, direcionandoo seu interesse para a psicologia social. Depois de ter saído do exército, em 1945, regressou a Harvard, onde desenvolveu uma teoria sobre a percepção.
Este, interessou-se pelo estudo da evolução das competências cognitivas das crianças e pela necessidade de estruturar os conteúdos educativos. Considerou que a maturação e o meio ambiente influenciava o desenvolvimento intelectual, contudo,Bruner acaba por criticar algumas das concepções de Piaget.
A abordagem de Bruner à cognição passa pela análise da percepção. Reportando-se às diversas investigações desenvolvidas sobre a percepção e às variáveis que a influenciam, distinguem na percepção duas determinantes: a autóctone e a comportamental. Na primeira inclui as qualidades diretamente relacionadas com o sistema nervoso. Asdeterminantes comportamentais da percepção relacionam-se com a motivação, a personalidade, a aprendizagem, as atitudes, as necessidades sociais, o contexto cultural.
Esta abordagem da percepção, defende que o sujeito é ativo no ato de percepcionar, dado que atribui um sentido ao que percepciona em função das suas expectativas, interesses, necessidades, valores e experiências anteriores vividas. SegundoBruner, o desenvolvimento cognitivo organiza-se em torno de determinadas capacidades: a pessoa que aprende tem de dominar certos conhecimentos ou ações para poder dominar outros mais avançados. Defendia que o desenvolvimento intelectual da criança depende do modo como a mente usa a informação que recebe. No discurso do seu desenvolvimento, a criança adquire 3 diferentes modos de representação do meioque a envolve, da mais simples à mais complexa: “inativo”, icónico e simbólico. O primeiro nível de representação designa-se por representação “inativa”, isto é, ligada à ação, à manipulação. As crianças representam o mundo através das suas ações sensório motoras, agindo, imitando, manipulando objetos.
Na representação “icónica”, o pensamento baseia-se nas imagens mentais nos objetos situaçõesnão presentes e domina no período pré-operatório e das operações concretas de Piaget. Adquire uma importância maior à medida que a criança cresce e aprende conceitos e princípios que não se podem “mostrar”. A representação icónica realiza-se por interiorização dos gestos e das percepções sob forma de esquemas estáveis. Uma outra fase de representação é designada por representação “simbólica”:representação do meio faz-se através de símbolos, assumindo particularmente importância a linguagem falada e escrita. A linguagem é o principal sistema simbólico utilizado pelo adulto na aprendizagem: a aquisição e a retenção de conhecimentos é a mais eficaz, sendo, por isso, um meio de aprendizagem mais generalizada. Em resumo, poder-se-ia dizer que, para Bruner, existem 3 estádios: “inativo”,icónico e simbólico.

Bruner defende que o desenvolvimento da mente está ligado à construção de significados pelos seres humanos na sua relação com o meio. Estes significados construídos pelos sujeitos nada têm haver com o modo informático do processamento da informação. A mente, neste processo, é criativa, pessoal e subjetiva. Ao mesmo tempo é partilhada com os outros que fazem parte do seu contextosocial. Bruner reconhece que em cada cultura existe o que vulgarmente se chama de psicologia popular: consiste na forma como cada um de nós procura explicar o que são as pessoas, por que razões se comportam de determinada maneira. Estes conteúdos são adquiridos no processo de socialização numa dada sociedade. A cada modo de representação corresponde um modelo de aprendizagem. Este autor...
tracking img