Bruner e sua pscologia

2034 palavras 9 páginas
Bruner e a Psicologia

Jerome Seymour Bruner nasceu em 1915, em Nova Iorque. Em 1937, formou-se na universidade de Duke, após ter-se doutorado em psicologia pela universidade de Harvard, desenvolveu a maior parte da sua carreira como professor e investigador. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Bruner desenvolveu a sua tese de doutoramento sobre as técnicas de propaganda Nazi, direcionando o seu interesse para a psicologia social. Depois de ter saído do exército, em 1945, regressou a Harvard, onde desenvolveu uma teoria sobre a percepção.
Este, interessou-se pelo estudo da evolução das competências cognitivas das crianças e pela necessidade de estruturar os conteúdos educativos. Considerou que a maturação e o meio ambiente influenciava o desenvolvimento intelectual, contudo, Bruner acaba por criticar algumas das concepções de Piaget.
A abordagem de Bruner à cognição passa pela análise da percepção. Reportando-se às diversas investigações desenvolvidas sobre a percepção e às variáveis que a influenciam, distinguem na percepção duas determinantes: a autóctone e a comportamental. Na primeira inclui as qualidades diretamente relacionadas com o sistema nervoso. As determinantes comportamentais da percepção relacionam-se com a motivação, a personalidade, a aprendizagem, as atitudes, as necessidades sociais, o contexto cultural.
Esta abordagem da percepção, defende que o sujeito é ativo no ato de percepcionar, dado que atribui um sentido ao que percepciona em função das suas expectativas, interesses, necessidades, valores e experiências anteriores vividas. Segundo Bruner, o desenvolvimento cognitivo organiza-se em torno de determinadas capacidades: a pessoa que aprende tem de dominar certos conhecimentos ou ações para poder dominar outros mais avançados. Defendia que o desenvolvimento intelectual da criança depende do modo como a mente usa a informação que recebe. No discurso do seu desenvolvimento, a criança adquire 3 diferentes modos de representação do meio

Relacionados

  • pedagogia
    3952 palavras | 16 páginas
  • Pensadores da educação
    6243 palavras | 25 páginas
  • Serviço Social
    126107 palavras | 505 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas