O conformismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Definição de conformismo

Entende-se que conformismo é a mudança na condição ou opiniões como resultado de uma pressão real ou imaginária de uma pessoa ou grupo.
De alguma forma na nossa cultura, não-conformistas são considerados "desviantes" ou "insuficiente" em não são muito apreciadas pelo grupo que se recusa a desistir, apesar de tudo depende de situações. Há situações em que édesejável para ser conformista, por exemplo, quais carros circulam todos de direito e outras situações que podem ser desastrosas, por exemplo, o círculo ao redor de um ditador como Hitler, no qual o desvio foi proibido. Este último exemplo é grupos coesos e isolado dos outros dissidentes vistas e cair no que é conhecido como "capillismo", ou seja, a busca de correspondência é feita tão dominante, em umapanelinha, coesa, que tende a excluir considerações alternativas realistas. Os indivíduos do grupo, face a pressões de conformismo, vir a duvidar de suas próprias reservas e abster-se de expressar opiniões divergentes. Perceber-se como invulnerável e são cegados pelo optimismo. A busca de consenso é tão importante que certos membros do grupo às vezes se transformam em "conhecimento-espiões",condenando a entrada de informação perturbadora.
Um exemplo de conformismo: experimento de Asch no juízo perceptual
No experimento muitos assuntos experimentais desistir o julgamento incorreto da maioria. Como um detalhe curioso, acrescentando que a maioria das pessoas tende a pensar que nós estão motivando a aspiração para correção e outros são motivados pelo desejo de ser bem considerada por outros,ou seja, o grau em que somos influenciados pelo grupo.

1.2. Variáveis que incrementam ou decrementam o conformismo

I. Em unanimidade na opinião da maioria: um dos fatores que determinam a propensão ao conformismo é unanimidade ou falta na opinião da maioria. É suficiente que o sujeito tem um único aliado que dá a resposta correta, de modo que sua tendência dobrar-se no acórdão erradodiminuir fortemente. Todavia, se não houver unanimidade, o volume da maioria não é muito grande para causar o máximo conformismo.

II. Anterior compromisso com o julgamento inicial: conformismo é reduzido quando o assunto é induzido a adoptar um tipo de compromisso com a sua decisão inicial, assim quando uma resposta é dada antes de ouvir o julgamento dos outros, conformismo é reduzido para a respostados outros.

III. O tipo de pessoa: assuntos que geralmente têm uma má opinião de si mesmos, são muito mais propensos a se curvar à pressão do grupo do que aqueles que têm uma auto-estima elevada. Além disso, em tarefas específicas, auto-estima pode ser influenciada por uma determinada situação e aqueles que são autorizados a ter sucesso anterior em uma tarefa, assim, muito menos conformismo quese entraram frio a situação. Se um assunto acredita que tem pouca ou nenhuma capacidade de executar uma tarefa, ele tenderá mais para conformismo.


IV. Sexo: parece haver uma diferença de gênero pequeno em que as mulheres tendem mais para o conformismo do que os homens, que se torna maior quando o pesquisador é masculino ou a tarefa ocorre com viés masculino.

V. A adesão a grupo depressão: um grupo é mais eficaz para induzir o conformisms se é formado por especialistas na área, se os membros são importantes para o assunto, por exemplo, amigos, se eles são comparáveis ao assunto, por exemplo, colegas de classe. Uma excepção é observada em crianças, em que se a maioria unânime é composto por crianças brancas, induz a um maior conformismo em crianças brancas e crianças negras, (opoder que os brancos nossa cultura é suficiente para superar a tendência a ser mais influente por indivíduos comparáveis).

VI. O sentimento de insegurança: se você não tem certeza de ser apreciado e aceito pelo grupo, haverá uma menor tendência a manifestar o desacordo, mesmo se eles são amigos, quando você avalia ele pertenceu ao grupo.
Quando a fonte de influência situa-se em um indivíduo,...
tracking img