O conceito de poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conceito de Poder

Vários pensadores filósofos e sociólogos já conceituaram o Poder, de uma forma diferente e, a seu pensar, correto.
Dois deles se opunham, Michel Foucault e Max Weberconceituaram o poder de uma forma oposta. Para Foucalt o Poder é exercido em rede, é uma união que resulta em uma maior autoridade, se uma peça falta, há a decaída, para ele o Poder não é centralizado em umasó entidade, e existe não só em altas classes, como Presidência, Reinado e Principado, mas também em classes menores como uma hierarquia existente em uma empresa ou fábrica. Já Max Weber conceituava oPoder como sendo uma ordem a ser obedecida por um grupo específico, ou seja, um grupo deveria seguir a doutrina empregada pelo governante. Essa concepção de Weber de uma sociedade-sujeito.
Opensamento Marxista tinha a visão do poder como sendo a capacidade de um povo a realizar seus objetivos, isto é, se houvesse a união pelo mesmo objetivo, o Poder era controlado pelo povo.
Hannah Arendt diziaque o Poder era o oposto da violência, sendo assim, tendo a autoridade, a violência não existe, mas quando há a perca desta por discordâncias sociais, a violência atua como um aviso de falta de Poder.Nicolau Maquiavel conceituava que o Poder deveria ser mantido pelo monarca através de estratégias que trouxessem o melhor convívio da sociedade. Essas estratégias poderiam até ser ilícitas, mas semantinha o monarca o poder e fossem para melhoria, seriam utilizadas. A concepção Hobesiana de Poder centralizava o Estado como maior autoridade. Para ele o Estado tinha o maior Poder por ser união devários homens de autoridade em um acordo ético e moral.

NOÇÃO DE ESTADO: O Estado é uma sociedade natural, no sentido de que decorre naturalmente do fato de os homens viverem necessariamente emsociedade e aspirarem realizar o bem geral que lhes é próprio, isto é, o BEM COMUM. Por isso e para isso a sociedade se organiza em Estado. Num determinado momento o homem sentiu o desejo vago e...
tracking img