O conceito de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de Pedagogia e Teologia em Comenius
Jairo Cardoso da Costa* João Batista de Albuquerque Figueiredo**

Introdução
“A escola, portanto, erra na educação das crianças quando elas são obrigadas a estudar a contragosto. [...] é imprescindível despertar nas crianças o amor pelo saber e pelo aprender [...]. Nas crianças, o amor pelo estudo deve ser suscitado e avivado pelos pais, pelosprofessores, pela escola, pelas próprias coisas, pelo método, pelas autoridades”. (Comenius, 1997)

Meu interesse em estudar Comenius é motivado pelo fato de ele ser um autor que conseguiu romper com a forma tradicional da escolástica, verdadeiramente ele causou uma ruptura teórica no processo de concepção educacional. Comenius viveu na Europa renascentista entre os séculos XVI e XVII, naquelaépoca os reformistas como Lutero e Juan Hus, lutavam contra a inquisição criada pela igreja católica na tentativa de reaver a fé e a pureza. Recuperando a supremacia sobre os homens encabeçados pelo Papa. Juan Amós Comenius é um dos grandes cristãos que pouco se houve falar com tal. Escreveu 154 livros, sendo que a maioria deles foram queimados durante a rebelião na Holanda. Comenius foi um autor alémde seu tempo, pois vivenciou um período de transição entre a idade média e a moderna. Conseguiu com precisão traduzir para o cenário educacional as mudanças políticas, econômicas e sociais.

(*) Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Bacharelando em Teologia pelo Seminário de Teologia da Assembléia de Deus no Estado do Ceará (STADEC). Agente de Leitura pela Secretaria deCultura do Estado do Ceará (SECULT). (**) Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, no eixo de Educação Ambiental, Espiritualidade, Juventude, Arte e Escola. Doutorou-se em Ciências (Ecologia Educação Ambiental) pelaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ele conseguiu ver na escola o que muitos ainda não viram, ou por outro, não enxergaram, que a escola deve despertar nas pessoas o prazer pelo estudo, pelo conhecimento, pela vida. Levando-os a eudaimonia, ou seja, a felicidade. Ele atribuiu à educação categorias que somente vieram a ser pensadas séculos depois, como o diálogo entre professor e aluno. Umaeducação que se dava por meio do diálogo em sala de aula, ou melhor, pela primeira vez naquela época, alguem diz que o aluno deveria ser ouvido. Outro ponto é a questão axiológica sendo tratada na educação, assim sendo Comenius atribui como teleológica da educação os valores como o amor, a virtude, o bem e a valorização do outro. A dimensão ecológica é bem característica em Comenius, aliás, ele fazdesta sua metodologia e base de toda sua teoria. É dela que comenius inspira-se para elaborar a sua mais importante obra a Didática Magna. O homem deve valorizar a natureza e não tomar posse dela, destruindo-a completamente. Outra categoria que consigo extrair de seu pensamento é a universalidade do saber historicamente construído pela humanidade. Isso aliado ao seu pensamento a idéia de quetodos devem ter acesso a este saber, seja, pobre, rico, prostituta, louco, criança, jovens ou adultos. Direito à Educação: “Ensinar tudo a todos”. Comenius viveu uma época marcada por muitas mudanças, como por exemplo, a liberdade de interpretação das Sagradas Escrituras, fomentada pelos reformadores cristãos, como Lutero, Calvino etc. O início do capitalismo com o advento da moderna manufatura,quando começava a se instalar a racionalização da atividade produtiva, e ainda, os novos métodos de investigação da natureza preconizados por Francis Bacon. Conforme Oliveira, Comenius foi uma voz quase solitária em seu tempo.
“Defendendo de forma veemente a escola como locus fundamental da educação do homem e lançando as bases da pedagogia moderna, esse bispo da Morávia (região que atualmente...
tracking img