Amizade - desenvolvimento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se formam nossas amizades?
Um dos empenhos da Psicologia Social é conhecer os fatores que favorecem a formação de amizades e de inimizades entre as pessoas - fenômenos freqüentes nas relaçõesinterpessoais.
Pensando em proporcionar um melhor entendimento sobre o fenômeno da atração interpessoal, o psicólogo social austríaco Fritz Heider desenvolveu a teoria do equilíbrio. Segundo Heider,procuramos relações harmoniosas entre nossas atitudes frente a pessoas e a entidades impessoais. Para Heider, uma relação harmoniosa se caracteriza quando gostamos de pessoas e temos pontos de vistasemelhantes em relação a outras pessoas ou a entidades impessoais, tais como posições políticas, religiosas, times de futebol etc. Existe também uma relação harmoniosa quando não gostamos de uma pessoae dela divergimos, discordando em atitudes, gostos etc. Outro tipo de relação harmoniosa, segundo Heider, é quando temos sentimentos positivos em relação a algo que está associado de alguma forma apessoas de que gostamos como, por exemplo, quando elogiamos uma obra de arte e logo vemos que foi feita por uma pessoa querida. Por outro lado, seria desarmonioso se tivéssemos elogiado a obra de artee depois verificássemos que pertence a alguém de quem não gostamos.
Heider prediz em sua teoria que quando somos parte de uma situação desequilibrada, procuramos mudar a situação; caso isto nãoocorra, experimentamos tensão e desconforto. Em sua teoria, ele admite que nem todas as situações interpessoais sejam equilibradas. É comum divergimos de amigos. O princípio do equilíbrio diz que, quandotais situações ocorrem, procuramos logo mudar o foco da tensão para mudanças. Segundo o princípio do equilíbrio, o ideal para que a amizade seja reestruturada é que uma das partes envolvidas mude suaposição. Uma outra forma de restabelecer o equilíbrio é o rompimento da amizade existente. Há ainda outra forma de restabelecer o equilíbrio, o que Heider chama de diferenciação. A diferenciação...
tracking img