O computador como ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem para alunos do 5ºano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 5ºANO

RESUMO

Este artigo é uma analisar o uso do computado como ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem para alunos do 5ºano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Julia Gonçalves Passarinho na cidade de Pacajá no período de março a junho de 2012 .
Pretende-se contribuir para aprática do uso do computador como recurso pedagógico a partir de softwares e ferramentas educativos tais como editores de textos, planilhas eletrônicas, editores de apresentações, jogos interativos e outros aplicativos que desenvolvem no educando a leitura e o raciocínio lógico, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem. Num primeiro momento resgataram-se conceitos importantessobre a utilização do computador em sala de aula.
Buscou-se avaliar se as atividades desenvolvidas neste projeto contribuíram para mudar a concepção do uso docomputador como ferramenta de ensino. E que a utilização do laboratório de informática como sala de aula tenha sido de grande valia no processo de aprendizagem tanto do computador, quanto de outras áreas do conhecimento. As atividadesdesenvolvidas foram planejadas de forma a considerar os níveis de conhecimento de cada um reflete assim positivamente no aluno.
Propôs aos docentes da escola a oportunidade de discutir e vivenciar, mais profundamente, formas de utilização do computador como recurso pedagógico.
A metodologia utilizada foram aulas utilizando os conteúdos programáticos das disciplinas do 5º ano, tais como línguaportuguesa, matemática, historia, geografia ciências e artes no laboratório da referida escola sendo o computador a principal ferramenta pedagógica.

PALAVRAS CHAVES: Computador. Ensino. Aprendizagem

INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o uso do computador como ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem tem provocado diversas discussões na área educacional. Com o avança da tecnologia ocomputador tornou-se um objeto sociocultural integrante do cotidiano das pessoas e a escola como instituição formadora e preparadora do individuo para atuar nessa sociedade não pode ficar à margens desses avanços, por isso sua utilização dessa tecnologia nas escolas pode trazer, sem dúvida, ganhos significativos para o aprendizado.
O uso do computador como recurso pedagógico, é uma ferramentaimportante para o processo de ensino e aprendizagem e deve acompanhar uma reflexão sobre a necessidade de mudança na concepção do conhecimento.
Essa ferramenta na educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação, de troca e resultados.
Na educação observa-se que o computador é usado tanto como objeto de estudo, ou seja, oaluno usa o computador para adquirir conceitos computacionais quanto como ferramenta de ensino onde o aluno utiliza o computador para adquirir conceitos sobre praticamente qualquer assunto desenvolvendo assim sua própria aprendizagem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A utilização do computado como ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem é defendida por inúmeros estudiosos do assunto. Aeducação nos dias atuais está passando por um processo de renovação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. Um novo paradigma surge na sociedade moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. A escola como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não podeficar fora ou a margem deste dinamismo (Kinski, 1998). Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participantes, mas não “conseguem” introduzir estas “novidades” dentro da escola, pois necessitam cumprir...
tracking img