O compromisso do saber arte e saber ser professor de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O compromisso do saber arte e saber ser professor de arte.
Para um bom trabalho pedagógico é preciso de um desenvolvimento em profundidades com saberes necessários qualitativo que vise formulaçõeseducativas.
O professor de arte precisa saber arte e saber ser professor de arte. Compreender o alcance de sua ação profissional, ou melhor, saber que pode concorrer para que seus alunos tambémelaborem uma cultura estética e artística na sua vida e na sociedade.
O professor é responsável pelo sucesso do processo de transformação dos alunos, pela melhoria de sua sensibilidade, saberes, pratica eteorias em arte. O conhecimento da arte é integrado na cultura humana com o compromisso de democratização. O profissional de arte precisa posiciona-se com clareza nas dimensões estéticas e artística quedevem conectar-se na educação escolar.
Esse ensino valoriza principalmente as habilidades manuais, o dom artístico, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visãoutilitarista e idealista da arte. Por essa via compete ao professor transmitir aos alunos conceitos e categorias ligadas a padrões estéticos, éticos e técnicos que reproduzem modelos da cultura dominante. Acontextualização de produtos e valores estéticos desenvolve a atitude intercultural torna-nos capazes de responder a diversidade cultural de maneira positiva e socialmente responsável.
A produção comoexpressão, construção e apresentação do mundo por um objeto artístico é insubstituível para a aprendizagem da arte. Ela possibilita o desenvolvimento do pensamento /linguagem e o materializa em uma dasvarias linguagens da arte.
O professor da contemporaneidade precisa ser também um professor inclusivo e, como tal, deve considerar a diversidade como um recurso e uma força para a educação, em vez deum problema. O professor que lida com a arte precisa compreender a abrangência do seu papel e saber, primeiro, se estão incluindo ou excluindo as crianças e jovens da experiência da arte, e, em...