O clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos para o teste de Geografia A
1. Conceito de pressão atmosférica.
Pressão atmosférica é a força exercida, pela atmosfera, sobre a superfície da Terra. Verifica-se que a pressão atmosférica difere de local para local, de acordo com as condições de temperatura e altitude dos lugares e com a época do ano. Exprime-se em milibares. O seu valor normal é de 1013mb.
2. Centros de altas ebaixas pressões.
Num centro de baixas pressões ou depressão barométrica, os valores da pressão atmosférica diminuem da periferia para o centro, onde se regista uma baixa pressão (inferior a 10013 mb. Nestes centros o movimento do ar é ascendeste, ao subir o ar arrefece, há um aumento da humidade, o vapor de água condensa, formam-se nuvens e ocorre precipitação. É por isso que a um centro debaixas pressões está associado o mau tempo.
Num centro de altas pressões ou anticiclone, são apresenta valores crescentes da pressão atmosférica da periferia para o centro, sendo aí a pressão alta (superior a 1013 mb). Nestes centros o movimento do ar é descendeste, ao descer o ar aquece, há uma diminuição da humidade e, por isso, não há condições para a formação de nuvens. É por isso que a umcentro de altas pressões está associado o bom tempo.
3. Distribuição das faixas de pressão atmosférica.
As várias faixas de pressão não ocupam permanentemente as mesmas posições. Ao longo do ano deslocam-se em latitude, ou seja, movimentam-se para norte ou para sul acompanhando o movimento anual aparente do Sol. No solstício de Junho os centros barométricos estão deslocados para norte uma vez queo Sol está no mesmo plano do Trópico de Câncer.
Neste sentido, Portugal fica sujeito à influência dos centros de altas pressões subtropicais e das massas de ar tropicais (marítima e continental).
No solstício de Dezembro os centros de ação estão deslocados para sul devido ao facto do Sol se encontrar no mesmo plano do Trópico de Câncer. Neste sentido Portugal fica sujeito à influência doscentros de baixas pressões subpolares e das massas de ar polares (marítimas e continentais).
4. A circulação geral da atmosfera.
As diferenças de pressão provocam movimentos de ar e determinam a direção dos ventos dominantes e constantes nas várias regiões do Globo, e por consequência toda a circulação atmosférica:
- Ventos alísios – ventos que sopram das altas pressões subtropicais para asbaixas pressões equatoriais
- Ventos do oeste – o ar desloca-se das altas pressões subtropicais para as baixas pressões subpolares. Estes ventos são os que mais afetam o território nacional ao longo de todo o ano.
- Ventos de este polares – ventos que sopram das altas pressões polares para as baixas pressões subpolares.

5. Superfície frontal e frente.
O movimento das massas de ar podecorresponder a um avanço do ar quente sobre o ar frio dando origem a uma superfície frontal quente e consequentemente a uma frente quente. Pelo contrário o avanço do ar frio sob o ar quente dá origem a uma superfície frontal fria e consequentemente a uma frente fria. Portugal é influenciado pela frente polar que tem origem na superfície frontal polar do Hemisfério Norte. A frente polar Norte resultado confronto entre as massas de ar quente tropicais, que tendem a movimentar-se para norte. No início, a frente polar apresenta um traçado mais ou menos rectilíneo. Com o evoluir da situação a interpenetração das massas de ar, vai sendo cada vez maior, pelo que se forma uma superfície frontal cada vez mais ondulada. Quando a ondulação é muito acentuada diferenciam-se sectores de ar frio polar ede ar quente tropical, separados pelas respetivas superfícies frontais e frentes.
As perturbações frontais de frente polar estão em permanente movimento. Estas sobem e descem em latitude acompanhando o movimento anual aparente do Sol, por outro lado vão-se deslocando no sentido oeste/este, ocorrendo uma sucessão de estados de tempo bastante característicos.
6. Tipos de precipitação:...
tracking img