O clamor de grebel - uma mensagem para nossos dias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministrada na Igreja Batista Gênesis em 01/06/08

O Clamor de Grebel
Uma mensagem para nossos dias

Introdução
Vivemos em um tempo muito difícil para os cristãos. Somos bombardeados de todos os lados. Sensualidade, corrupção, falsidade tentam nos seduzir todo tempo. Para completar, alguns começam a ser influenciados por tudo isso e começam a dizer que o cristão se envolver “só umpouquinho” com essas coisas, não tem problema algum.
Temos a impressão de que a igreja nunca esteve numa crise dessas. Nestes últimos dias, eu li muito sobre a História da Igreja. No meio dessas leituras, encontrei uma época onde a igreja passava por problemas semelhantes aos atuais.
Era o século XVI. No meio daquela geração, Deus levantou homens fiéis para clamar contra tudo o que ocorria na Igreja.Poderíamos citar Martinho Lutero, Ulrico Zwínglio, João Calvino, como sendo os nomes mais famosos deste século. Mas não eram os únicos. Muitos outros houve, uns com mais e outros com menos relevância histórica. Lendo acerca deste período, meus olhos foram atraídos ao clamor do jovem pregador suíço Conrado Grebel, anabatista, que morreu novo, com a mesma idade que eu tenho hoje. Apesar disso, ele marcouuma geração com a sua pregação direta, ungida e ousada.
Nesta noite iremos meditar sobre uma frase proferida por Grebel em uma das suas ministrações. Vocês vão ter a impressão de que essa frase foi dita em nossos dias, sobre a igreja de hoje. Assim, o nosso tema hoje é “O Clamor de Grebel – Uma mensagem para nossos dias”.

“Agora todos querem salvar-se mediante uma fé superficial, sem os frutosda fé, sem o batismo da prova e da tribulação, sem amor nem esperança e sem práticas verdadeiramente cristãs”.
Conrado Grebel (1498-1526)

Pode parecer uma frase forte. E realmente é. Nela, Grebel fala de cinco problemas que ocorriam na igreja do seu tempo e que estão ocorrendo nos nossos dias. A partir de agora abordaremos cada um desses problemas.

1. Fé superficial
O primeiroproblema identificado por Grebel é que as pessoas querem se salvar por meio de uma fé superficial, uma fé rasa. Biblicamente somos instruídos que devemos viver pela fé:
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do gentio. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justoviverá da fé. (Romanos 1.16-17)

O conceito de fé no Novo Testamento abrange quatro elementos principais: (a) Fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal; (b) Fé inclui arrependimento, isto é, desviar-se do pecado e voltar-se para Deus através de Cristo; (c) A fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra; (d) A fé incluisincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele.
O problema é que muitos não estão preocupados de fortalecer essa fé, não estão interessados no seu crescimento. Acham que a medida de Fé que possuem já é suficiente para alcançar seus objetivos. Tais pessoas ignoram que a Bíblia afirma que o crescimento da Fé é motivo dealegria na vida de uma pessoa:
Irmãos, sempre damos graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros (2 Tessalonicenses 1.3)

Podemos separar as pessoas que não crescem na fé em dois grupos: o primeiro não cresce por causa da ignorância bíblica e o segundo porque a sua fé é interesseira.
O primeiro grupo é formadopor aqueles que não se interessam de procurar conhecer mais de Deus. Não oram, não lêem a bíblia. Até querem mais de Deus, porém são preguiçosos. Sempre afirmam estar cansados demais para ler ou orar, sempre afirmam que não têm tempo para isso. Porém têm tempo para a novela, para o cinema, para o futebol, para as brincadeiras. Alguns têm tempo até para procurar profetas, na busca de uma...
tracking img