O ciclo de vida da mosca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ciclo de vida da mosca

O ciclo de vida da mosca é na maioria dos insectos um ciclo básico que começa com um ovo que depois se desenvolve por uma fase larva, uma fase pupa e por fim no insectoadulto. Num verão quente (condição ideal para as moscas), o ciclo de ovo fertilizado a adulto requer apenas de 7 a 10 dias.

Depois a mosca macho persegue e fertiliza a fêmea, esta está pronta parapôr ovos. As moscas são criaturas solitárias. Como no resto do mundo dos insectos, machos e fêmeas não permanecem juntos depois do acasalamento e, ao contrário dos insectos que preparam ninhos, as fêmeasnão cuidam dos ovos e não os protegem, elas simplesmente os deixam em lugar seguro contra predadores e dotado de alimentação suficiente.

A mosca fêmea deposita os ovos em fendas e cantos dealguma espécie de matéria orgânica em decomposição da qual os insectos adultos se alimentam. Em um dia, as primeiras larvas começam a emergir dos ovos. Conhecidas também como vermes, as larvas são poucomais que tubos carnudos sem divisões, com bocas em forma de ganchos usadas para a alimentação.

Os vermes crescem rapidamente. Em menos de dois dias, duplicam de tamanho e devem, portanto, passarpela muda. A muda é um processo comum a diversos invertebrados, por meio do qual os insectos em desenvolvimento abandonam o seu exosqueleto anterior e desenvolvem um novo. Um verme passará por mais duasmudas, emergindo maior e mais desenvolvido de cada uma.

Depois da terceira muda, as larvas enterram-se profundamente na substância de que vêm se alimentado. As suas peles escurecem e endurecem eelas passam ao estágio de pupa. Dentro dessa casca protectora, a larva desenvolverá plenamente os segmentos de corpo e apêndices de uma mosca adulta.

A única adição visível à mosca adulta é umcalombo inchado na cabeça, usado para romper a casca. Como ela não tem dentes ou mandíbulas para mastigar, usa o seu bucho repleto de fluido para romper a casca da pupa. Ao emergir plenamente, o calombo,...
tracking img