O casamento e divorcio na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos últimos dez anos, o número de divórcios no Brasil quase dobrou, passando de 1,7%, em 2000, para 3,1% em 2010. Os números fazem parte de novos dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira(27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao mesmo tempo, o número de uniões consensuais, aquelas em que não há cerimônia no civil nem no religioso, também aumentou no país.Segundo análise do instituto, no caso dos divórcios, a flexibilização da legislação colaborou para o aumento, o que já havia sido registrado anteriormente na pesquisa do Registro Civil, feita em 2011.Foi o que aconteceu, por exemplo, a partir de 2007, quando os divórcios puderam ser requeridos por vias administrativas, nos tabelionatos de notas, havendo consenso e inexistindo filhos menores deidade ou incapazes. Além disso, desde 2010 é possível requerer a dissolução do casamento a qualquer tempo, seja o divórcio de natureza consensual ou litigiosa.

Carregando conteúdo...
Pelo Censo, Riode Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal são os Estados onde há mais divórcios no país: 4,1%, 4,1% e 4,2%, respectivamente. Por outro lado, o Maranhão é o Estado com menor indicador de pessoasdivorciadas --1,2%.

LEIA MAIS

Em dez anos, presença de computadores nos domicílios mais que triplica, mas ainda não chega a 40%
Quase 970 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora daescola em 2010, mostra Censo
Nordeste concentra maior percentual de população deficiente, mostra IBGE
Mortalidade infantil cai 47% em dez anos; no Nordeste, queda superou 50%
Taxa de empregadoscom carteira sobe de 55% para 64% em 10 anos
Número de imigrantes no Brasil quase dobra na década; SP e PR são os principais destinos
Renda mensal das mulheres sobe o triplo da dos homens em 10 anosSe por um lado os divórcios aumentaram, houve um crescimento significativo das uniões consensuais entre 2000 e 2010. Essas uniões são aquelas em que a pessoa vive em companhia de cônjuge sem ter...
tracking img