O carnimona invasivo do colo do útero

6877 palavras 28 páginas
O CARCINOMA INVASIVO DO COLO DO ÚTERO.

1 Tema:
A importância do exame Papanicolau na prevenção do câncer de colo de útero.

1.1 Introdução

A presente pesquisa aborda o tema: A importância da prevenção do câncer de colo do útero, na faixa etária de 15 a 80 anos e o atendimento dado ás mulheres portadoras desta doença no Hospital Pérola Byghton e a prevenção feita na UBS (Unidade básica de saúde) Jardim República, localizado na zona sul da cidade de são Paulo em 2011.
Este tema nos levou a diversos questionamentos dentre eles: Quais as causas que levam as mulheres a não fazerem o exame Papanicolau? E Qual a importância do tema para o serviço social na prevenção do câncer de colo de útero?
Será que está se dando a devida atenção a essa doença que é tão simples de ser prevenida, mas que está matando um número grande de mulheres?
Esse assunto foi abordado pelo Dr. Márcio Jordão Napoli em uma palestra que reuniu funcionárias da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no “Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro” e saiu publicada no jornal METRÔ NEWS de distribuição gratuita.
Pesquisas realizadas no Brasil Segundo Napoli informam que a cada dois minutos uma mulher morre vitimada pelo câncer do colo do útero.
As pesquisas apontam ainda que esse é um problema de saúde pública. Esse tipo de câncer é desenvolvido a partir do vírus HPV não tratado. Segundo o Dr. Napoli, 90 % dos casos de HPV é transmitido pela relação sexual sem prevenção. E está presente em 70% da população sexualmente ativa. (metrô News, 2012). Os outros 10% da transmissão ocorre por contato com vaso sanitário, banheiros, toalhas, e sabonetes contaminados. Napoli afirmou ainda, que a camisinha é uma prevenção secundaria por não ser 100% seguro. Segundo ele “não afasta o contato entre as áreas do corpo em que o vírus pode estar”. (metrô News, 2012).

2 Justificativa

A partir da matéria do jornal, nos despertou o interesse de realizar a pesquisa do Projeto Integrador

Relacionados