Trabalho de gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROFESSOR EAD. RODRIGO RODRIGUES
PROFESSOR PRESENCIAL ARCELI CHAVES
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

BELO HORIZONTE/MG
2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 03
1 DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 04
1.1 Criação do conhecimento 05
2 A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 07
2.1Entrevista com líderes de empresas 07
3 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10



INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer e refletir sobre a gestão do conhecimento dentro das organizações, focando no compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.
Iniciamos odesenvolvimento do trabalho através do conceito de gestão do conhecimento, segundo definição de dois autores. Sabemos que, uma das grandes vantagens competitivas no mercado, está na valorização do capital intelectual dentro das organizações. A captação e transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito, além da sua retenção e compartilhamento que agrega valores aos resultados donegócio, retornando aos funcionários como processo de aprendizagem.
Alguns modelos de processos de criação do conhecimento podem ser utilizados dentro da gestão do conhecimento. Para este trabalho, apresentamos o processo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização) que é a espiral de criação do conhecimento conforme Nonaka & Takeuchi (1997).
Considera-se que o sucesso dagestão do conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo, sabemos que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas, já que as mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápidas.
Este trabalho aborda estas questões, analisando ainda por meio de entrevista a dois líderes de empresas, características eresultados da aplicação da gestão do conhecimento dentro das organizações e também as barreiras que dificultam a gestão do conhecimento.

1 DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é definida por Angeloni (2008) como sendo “um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito dasorganizações”. Para Angeloni, é importante gerenciar os processos para se alcançar os objetivos da organização.
Segundo Murray (1996) a gestão do conhecimento é “uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização - informações registradas e o talento dos seus membros - em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade”. Nesse enfoque, a gestão do conhecimento, tem afunção de apoiar e orientar, a partir de um planejamento estratégico que inclui a informação e o conhecimento e a melhor forma de capitalizá-lo.
Nos conceitos acima, percebemos a importância do capital intelectual para as organizações, reconhecendo o valor das pessoas dentro delas. A gestão do conhecimento envolve principalmente a gestão de pessoas, pois são elas que detêm o conhecimento. Esteconhecimento pode ser classificado em dois tipos: explícito e tácito. O Conhecimento explícito está documentado e pode ser facilmente comunicado e compartilhado. O Conhecimento tácito é um conhecimento pessoal e complexo, vem da experiência, formada dentro de um contexto social e individual.
Um grande desafio para as organizações é transformar este conhecimento tácito em conhecimento explícito. Podemoscitar como exemplos de GC aplicadas nas empresas, o “e-learning”, que é a utilização da tecnologia para desenvolvimento de redes e teias de conhecimento e o desenvolvimento de “benchmaking” interno que gera o compartilhamento de ideias.

1.1 Criação do conhecimento

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Uma das formas das organizações favorecerem a...
tracking img