O capital e uma de suas tantas sequelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL














O CAPITAL E UMA DE SUAS TANTAS SEQUELAS


































O CAPITAL E UMA DE SUAS TANTAS SEQUELAS









Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas [Ciência Política, Oficina de Formação: Questão Social, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III e Economia Política].


Orientador: Prof. Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Giane Albiazzetti e Sérgio de Goes Barboza








2012Introdução


O trabalho tem por objetivo destacar uma de tantas sequelas do capital que é a desigualdade social num âmbito voltado á crianças e adolescentes de rua que passam fome, que não estudam, que são violentados fisicamente, pisicologicamente, sexualmente, crianças e adolescentes que não brincam, não aproveitam sua infância e que não tem apossibilidade de sonhar com um futuro próximo; nos colocar a pensar onde estamos no meio disso tudo ou se isso nos passa desapercebido, vamos dar um foco especial ás políticas públicas e descobrir se realmente elas tem alcançado algum êxito que minimize este problema.










































É visível em toda a sociedadebrasileira o número escessivo de crianças e adolescentes fazendo da rua sua casa; de onde sairão? Ninguém sabe, só vamos notar que elas existem se algum dia fomos furtados; o que ela vai fazer com que nos roubou? Comprar drogas, quem sabe, as vezes comida já que nem lembramos delas na hora do voto, na hora de buscar melhorias para as pessoas de nossa comunidade, cidade. O que será preciso fazer para queelas se tornem notáveis, percebidas pela sociedade se vivemos em um ambiente que as pessoas só existem, só se tornam visivéis pelo o que elas tem; quanto mais se tem mais colorido se fica, quanto menos se tem mais a imagem vai ficando embaçada. O capital faz isso com a sociedade, traz desenvolvimento? Oba! Quem se importa com alguns que não vão partilhar da mesma alegria.


Adesigualdade social é característica marcante do sistema capitalista, o que bate de frente com muitas de nossas leis que protege em todo o ser humano e lhe garante:


“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aosdesamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)


Sendo assim muitos de nossos governantes tem apresentado idéias e programas que minimizem essa situação, Minas Gerais é um exemplo de estado que investe muito em educação e políticas sociais, isso é possível notar se comparado ao município de Manhuaçu que possui uma secretaria de ação social ativa queem conjunto com outros segmentos conta com projetos voltados a esse público (Programa Agente Jovem, AMPM, Pró Jovem...); alguns programas oferece remuneração se a criança e/ou adolescente tiver frequência e boas notas escolares. O incentivo ao esporte (capoeira, volei, futibol, futsal...) também é outra maneiras de atrair esse público; claro, ainda há muito o que melhorar são bons projetos quenecessitam de apoio do município, do estado, acredito que idéias tem de sobra mas faltam condições de trabalho e muitas vezes boa vontade.


É preciso perceber as crianças que estão engraxando na praça, que estão na porta de mercados e padarias mendigando, é preciso colocá-las no lugar certo, não pode o município fechar os olhos e não investir nesses futuros profissionais, uma frase muito...
tracking img