Rbts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. O que as pessoas precisam fazer para terem emprego e vida digna nesse mundo globalizado?
R.: Quanto maior o conhecimento e preparo, mais fácil será conseguir emprego e maior será sua remuneração. Quanto maior for o nível de escolaridade mais fácil será também aprender as inovações que vão surgindo na profissão escolhida e maior a garantia de permanecer no emprego.

3. O que falta para oBrasil ser um país globalizado e desenvolvido?
R.: O Brasil está em 54º lugar em índice de honestidade, com 3,9 pontos, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). Além de espantar investidores, é uma vergonha para o País. O capital estrangeiro se instala onde há mais honestidade, melhor educação básica e melhor educação técnico-profissional.
No Brasil temos dois grandes problemas a resolver. Primeiro: aeducação está longe de ser bem de consumo para a maioria da população. Segundo: as empresas não conseguem ter cérebros-de-obra em quantidade e qualidade suficientes para satisfazer suas necessidades, em função da expansão e atualização tecnológica. Assim, não se tem nem uma sociedade educada nem um país em condições de competir e dar emprego para os próprios brasileiros, o que é muito grave.

4.Por que existem tantas crianças nas ruas no Brasil e o que precisa ser feito para tirá-las de lá?
R.: As causas de tantas crianças estarem vivendo nas ruas são várias e, entre as principais estão: a falta de amor, a violência doméstica, a exploração do trabalho infantil, abuso e exploração sexual, uso de drogas pelos pais etc. As injustiças sociais promovem os desequilíbrios que desestruturam asfamílias e levam, muitas vezes, as crianças para a rua.
Negligenciados pela família e muitas vezes ignorados pela sociedade, as crianças correm sérios riscos. Acreditam que na rua está a solução de seus problemas. Por uma questão de sobrevivência, acabam se integrando a grupos de delinquentes. Passam a se sentir mais seguros e adquirem um falso sentimento de liberdade.

5. Quais são os tiposde violência existentes em nossa sociedade e o que nós, pedagogos, podemos fazer para diminuí-la?
R.: Violência a doméstica: violência física (bater, beliscar, empurrar, chutar), violência psicológica (xingar, humilhar, agredir com palavras), o abuso sexual, a negligência e o abandono.
Os professores devem estar atentos ao comportamento de seus alunos. Uma criança normalmente é feliz, pula,brinca, faz bagunça. Uma criança que apresente um comportamento diferente disto pode estar passando por algum tipo de dificuldade e o professor ao conquistar sua confiança poderá detectar o problema e ajudá-la.




UNIDADE 2

A SOCIEDADE ATUAL E AS TENDÊNCIAS SOCIAIS II


1. Quais são as implicações sociais da falta de ética no Brasil?

2. A mortalidade infantil no Brasil já caiusensivelmente. Para cair ainda mais esse índice, o que precisa ser feito: pelo governo e por nós educadores.
R.: Para que essas taxas continuem caindo, depender-se-á de recursos, políticas e programas dirigidos não só às crianças, mas também às suas famílias e à comunidade.

3. O Brasil ocupa o 4° lugar do mundo em exploração sexual. Quais são as causas disso? E como acabar com essa vergonha?
R.: Asprincipais causas da prostituição, a pobreza, fatores psicológicos (problemas afetivos e traumas), abuso sexual infantil, o crime organizado, o comércio de drogas e o turismo sexual, principalmente nas capitais do Nordeste brasileiro. Nota-se que os maiores os índices de prostituição infantil e de adolescentes no Brasil estão em regiões nas quais se encontram as maiores taxas de desemprego e desubemprego.
Dessa forma, a população espera que o Estado não se limite a políticas assistencialistas, combatendo o problema com ações policiais hipócritas em hotéis e motéis. A prostituição é, sem dúvida, uma consequência direta da política macroeconômica. Logo, o primeiro passo para acabar, ou pelo menos amenizar o problema é uma forte política de geração de empregos.
Deveríamos em primeiro lugar...
tracking img