Inca , mais e astecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Civilização Incas
Os incas povoaram boa parte da Cordilheira dos Andes, mais especificamente a região onde hoje encontramos o Peru, Bolívia, Chile e Equador. Seu imperador, conhecido por Sapa Inca,era visto como um deus na Terra, portanto detinha em suas mãos o poder espiritual e temporal.
Com uma sociedade composta por nobres (governantes, juízes, militares e sacerdotes), funcionários doreino, trabalhadores especializados (classe média), artesãos e camponeses (classe baixa), eles ergueram grandes construções, como a cidade de Machu Picchu, que só foi descoberta em 1911 e revelou toda aeficiente estrutura urbana desta sociedade.
Os incas apresentavam uma agricultura avançada, inclusive com canais de irrigação. Já na agropecuária, destaque para a lhama, que era usada como meio detransporte e para a retirada de leite, carne e lã.
A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavamnum criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo). Em 1532, eles acabaram sendo subjugados pela invasão de espanhóis.

Civilização Asteca
De acordo com os historiadores, os astecas viveramna América Central (México) entre os séculos XIV e XVI. A maior parte de sua população era formada por camponeses, trabalhadores urbanos e artesãos, que estavam sob a autoridade dos sacerdotes e dosmilitares.
O auge do império asteca se deu no século XVI, quando ele chegou a ser composto por 500 cidades. Porém, com a invasão espanhola a partir de 1519, eles foram escravizados e tiveram quasetodas as suas riquezas (principalmente o ouro) tomadas.
Assim como os incas, eles possuíam modernas técnicas agrícolas, que utilizavam para plantar pimenta, tomate, milho e cacau. Os astecas tambémcontribuíram para o desenvolvimento da matemática e da astronomia, com importantes conceitos científicos. Esta civilização cultuava vários elementos da natureza (chuva, fogo, sol), tendo-os como...
tracking img