O brasil um estado nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil é um Estado nacional, um tipo de organização social, política e econômica muito recente surgida em fins do século XVIII e que, começou a adquirir formas concretas em 1822, com a proclamação da Independência.
Durante a maior parte da Historia, as pessoas em geral se identificaram como oriundas de suas cidades, suas pátrias. Antes da época dos Estados nacionais, as pessoas também podiamse identificar com grandes estados, nos quais se falavam muitas línguas, com costumes variados , povos de origens e tradições diferenciados.
O Brasil que surge em 1822 começou a substituir as antigas cidades e os Impérios, criando um pais baseado nas noções de um povo, com uma língua e uma cultura mais ou menos homogênea, em um território delimitado e, em geral, continuo. Antes disso o Brasilfazia parte de um Império.
Nos três primeiros séculos de colonização portuguesa, falaram-se muitas línguas, e escreveram-se também em algumas delas.
O Brasil é uma invenção recente e que quando se fala em “Brasil colonial”, estamos transpondo para o passado um conceito de nação brasileira que é nosso, para um período em que não existia o pais.

HISTÓRIA e Pré-História do Brasil

Em certosentido, a pré-história do Brasil seria tudo o que antecede a Independência, em 1822. No entanto, o conceito de Pré-História é outro, durante muitos séculos acreditou-se, que o mundo havia sido criado por Deus há poucos milhares de anos e que os primeiros seres humanos teriam sido Adão e Eva, essa explicação da origem do homem só foi contraposta em meados do século XIX. A partir de 1816, Christian J.Thomsen deu ordem às sempre crescente coleções de antiguidades classificando-as em três idades, da Pedra, do Bronze e do Ferro, a idéia era: antes de o homem aprender a usar metais, vivera numa idade da pedra, e após ter aprendido, utilizou-se de inicio, apenas o cobre e o bronze, só mais tarde passando ao ferro. Apenas com a teoria do Evolucionismo haveria uma verdadeira revolução no entendimento daquestão das origens do homem. Em 1859, Darwin publicou seu livro mais famoso, A origem das espécies, na introdução do livro, Darwin afirmava que “as espécies não são constantes, mas as que pertencem a um mesmo gênero provem, em linha direta, de outras, em geral já extintas, assim como as variedades reconhecidas de uma determinada espécie provem desta espécie”. A espécie humana passou a ser vistacomo parte do reino animal e o homem como resultado de uma evolução e não de uma criação pronta e acabada.
De inicio, a reação ao Evolucionismo de Darwin foi violente por parte dos clérigos. Com o passar do tempo, começou-se a difundir a visão de que o ser humano é um animal e, mesmo para os que crêem no relato bíblico a criação de Adão e Eva passou a ser aceita como uma metáfora, não como umfato histórico. Apenas com essa revolução no conhecimento pode surgir o interesse e o estudo dos antigos vestígios humanos.
Na Europa, o estudo dos antepassados dos povos europeus já existia por meio da leitura dos autores gregos e romanos que a eles se referiam. Foi no século XIX que surgiu o conceito de História como uma ciência voltada para o estudo do passado a partir dos documentos escritos.Proto-História referia-se ao primeiro momento em que se usava a escrita e o termo foi usado com relação às sociedades que ainda não usavam a escrita, mas que foram descritas por povos letrados. Com o Evolucionismo, começou-se a aceitar a idéia de que haveria restos muito mais antigos associados ao homem. Em 1856, na Alemanha, encontrou-se a calota craniana de um homem primitivo, que ficou conhecidocomo “homem de Neandertal”. Em 1865, surgiam os termos Paleolítico e Neolítico. Abriam-se as portas para o estudo da Pré-História, definida como todo o imenso período anterior á invenção da escrita. A Pré-História trata dos últimos 100 a 200 mil anos, período em que existe a espécie humana. No continente americano, a definição de Pré-História tem como referencia tradicional o período anterior à...
tracking img