Asdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bom Crioulo 
(Adolfo Caminha)

Ainda num tempo em que a Abolição não fora proclamada, Amaro , aos dezoito anos, ingressa na Marinha. Não queriavoltar à fazenda como escravo e embarcou na corveta, onde foi aceito como marinheiro. Sentia saudades do cafezal, dos amigos e de mãe Sabina. 
Os oficiais o estimavam pelo caráter bom e modos ingênuos,por isso é que recebeu o apelido de Bom-Crioulo. Ganhou fama , na Marinha, de negro forte, resoluto, puro músculos, embora de caráter ameno. E esteve pelo mundo afora, embarcado a serviço. 
Aos poucos,no entanto, durante uma viagem em que fora nomeado gajeiro ( encarregado) de proa, pôs-se em contato com a cachaça e ficava violento de tal forma que os demais o temiam. 
Foi nessa viagem queconheceu o grumete Aleixo. Passou a dar conselhos ao rapaz sobre a vida de marinheiro: que não se metesse em brigas. 
Aleixo não saía de sua cabeça. E, aproxima-se de Aleixo. Tornam-se amantes.
Aoaportarem no Rio de Janeiro, Amaro vai procurar sua amiga Dona Carolina e ali encontra para ele e Aleixo um quartinho aconchegante... Estava feliz o Bom-Crioulo. 
Durante todo este tempo, levou uma vidaabsolutamente em ordem. Até os oficiais estranhavam a modificação nos modos dóceis do negro. Com Aleixo também a vida ia certa e boa, exceto os caprichos libertinos do outro. 
Dona Carolina dava-lhecarinhos, cuidando bem dele, admirando-lhe a aparência sempre limpa e perfumado. 
Com o navio atracado, podiam descer a terra sempre e estavam sempre no quartinho. Os três, Amaro, dona Carolina eAleixo, passavam a formar uma família. Dona Carolina gracejava sobre o romance deles. 
Mas Bom-Crioulo começou, de repente, a emagrecer, a achar-se fraco e com dor no peito, esquisitamente sonolento apósqualquer esforço. Seu afeto ao menino já não era lúbrico nem tão ardente: confiava que Aleixo jamais se entregaria a outro homem, afinal, há um ano estavam juntos. 
A corveta em que trabalhava,...
tracking img