O brasil republicano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTÓRIA

PARNAMIRIM/RN
05 de março de 2013

O BRASIL REPUBLICANO

Trabalho apresentado á disciplina de História, oferecida pelo Gênesis Coégio e Curso, no 9º do Ensino FundamentalIl, para a obtenção de nota parcial bimestral, orientado pela professora Eloide Urbana.

Parnamirim/RN
05 de março de 2013

Palácio do Catete, Rio de janeiro. onde o presidente da republicagovernava o brasil até a troca da capital do rio de janeiro para brasilia.

O Brasil republicano surgiu com o golpe militar de 15 de novembro de1889. Depois de depor o Dom Pedro II, o Brasil deixou deser um Império após o baile da despedida. A partir do ato emblemático da Proclamação da República do Brasil, formalizado em 15 de novembro de 1889, um novo tipo de regime foi instalado e, assim,surgindo um novo período da história brasileira chamado de Brasil Republicano que é preservado até hoje.
“republica velha” é assim que chamamos o período que vai de 15 de novembro de 1889, quando omarechal Deodoro proclamou a republica, até a revolução de 1930. A republica velha foi de 1889 – 1930, ela se divide em duas fases: A Fase Militar, que durou de 1889 – 1894
E a Fase Oligárquica, que duroude 1894 – 1930.
A fase militar também é chamada de república da Espada, é uma outra maneira de falar sobre uma fase comandada por militares. O primeiro presidente militar foi o marechal Deodoro daFonseca, o mesmo que proclamou a república. Ele ficou sendo presidente provisório e logo depois foi eleito pelo congresso constituinte. O seu governo durou pouco. Muito autoritário, Deodoro resolveufechar o congresso e foi deposto. No seu lugar assumiu o vice-presidente de Deodoro, Floriano Peixoto – 1891.

Manuel Deodoro da Fonseca Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 - Rio de Janeiro, 23 deagosto de 1892.

“ordem e progresso” para os positivistas era pra tratar bem da população estabelecendo direitos como saúde e educação. Mas os positivistas não davam muita importância aos direitos...
tracking img