O brasil crioulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil Crioulo
Introdução

Origens em relação as etnias,aspectos geográficos,econômicos e culturais; Atividades de produção econômicas;religiosidade,língua,festas típicas,música e artes no Brasil Crioulo;Baseado na obra de Darcy Ribeiro.
Características,sociais,econômicas e culturais nos dias de hoje.

O Brasil Crioulo

Na formação dos tipos culturais do Brasil,há uma mistura dediversas etnias que formam um novo povo.No Brasil Crioulo é composta basicamente de três tipos:O indígena,o Africano e o europeu.
A sociedade brasileira,em sua feição cultural crioula,nasce em torno do complexo formado pela economia do açúcar,com suas ramificações comerciais e financeiras e todos os complementos agrícolas e artesanais que possibilitam sua operação.
Chamamos área cultural crioula àconfiguração histórico-cultural resultante da implantação da economia açucareira e de seus complementos e anexos na faixa litorânea do Nordeste brasileiro,que vai do Rio Grande do Norte à Bahia. Entre seus complementos se conta a fabricação de aguardente e de rapadura, que era a produção principal dos engenhos,destinada ao mercado interno. Entre os seus anexos,destacam-se as lavouras comerciais detabaco e a fabricação de fumo,a que se dedicavam pequenos produtores sem cabedal para montar um engenho,mas cujo valor de exportação chegaria a representar uma décima parte do valor da safra açucareira.Muito mais tarde,outros produtos agrícolas de exportação,como o cacau,se somariam aos primeiros para permitir a extensão a outras regiões das formas de vida e de trabalho criadas ao redor doengenho canavieiro,ampliando desse modo a área cultural crioula.
O entrecruzamento de africanos, portugueses e índios,entre os séculos XVI e XVIII,consolidou a estrutura genética da população brasileira.Toda a construção da economia litorânea no Brasil,inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana,se deve ao mulato,mestiço de negro e ao branco.Porém,a contribuição do negro para a cultura brasileiravai além da povoação e da prosperidade econômica através do seu trabalho.Vindos de diversas partes da África,os escravos negros trouxeram suas matrizes culturais e transformaram não apenas a sua religião,mas todas as suas raízes em uma cultura de resistência social.
Contribuição na linguagem.
Os africanos,na ausência de uma unidade linguística, já que provinham de diferentes povos,forampraticamente obrigados a criar uma em comum para que pudessem se entender.A influência africana no português do Brasil, que em alguns casos chegou também à Europa,veio do iorubá, falado pelos negros vindos da Nigéria e notada principalmente no vocabulário relacionado à culinária e à religião e também do quimbundo angolano,em palavras como caçula,cafuné,moleque,maxixe e samba,entre centenas de outrosvocábulos.
Contribuição na religião.
As religiões chamadas afro-brasileiras surgiram durante o processo de colonização do Brasil, com a chegada dos escravos africanos.Na realidade, os cultos afro-brasileiros vêm da prática religiosa das tribos africanas.Por isso, cada uma tem a sua forma peculiar de chamar o nome de Deus,promover seus cultos, estruturar sua organização, celebrar seus rituais,contarsua história e expressar as suas concepções através dos símbolos.
Na tentativa de catequizar os negros,os europeus promoveram uma grande mistura que resultou nas hoje chamadas de religiões afro-brasileiras,como a Umbanda e o Candomblé, fruto da inter-relação de culturas.
Alguns povos bantos eram adeptos do candomblé e foram seus introdutores no país.Atualmente,existem poucas casas de candomblépuro no Brasil, concentradas principalmente na Bahia.Por outro lado, o candomblé de caboclo e a cabula,outra variante do candomblé, tornaram-se as raízes remotas do umbanda,o mais difundido culto afro-brasileiro, no Rio de Janeiro.
Para resistir, o negro buscou,através de formas simbólicas,alternativas que camuflassem seus deuses a fim de preservá-los da imposição da igreja católica.Assim,o...
tracking img