Efeitos do cortisol e consequencias para o organismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cortisol é o hormônio produzido em resposta ao estresse que capacita o individuo a enfrentá-lo. Seus efeitos biológicos:

Efeito do cortisol sobre o metabolismo dos carboidratos:

• Estimulaçãoda gliconeogênese no fígado, por até 6 a 10 vezes, aumentando o armazenamento de glicogênio nas células, permitindo que a adranalina e o glucagon possam mobilizar glicose quando necessária. Ocortisol também faz com que a utilização de glicose seja diminuída na maioria das células do organismo, aumentando sua disponibilidade para o SNC, por exemplo.

Efeito do cortisol sobre o metabolismo dasproteínas:

• O cortisol reduz as reservas de proteínas em praticamente todas as células do corpo (menos nas do fígado), pela síntese diminuída das mesmas e pelo aumento do catabolismo das proteínasque já se encontram nas células. Também deprimindo a formação de RNA e a subseqüente síntese de proteínas em muitos tecidos extra-hepáticos, sobretudo no músculo e tecido linfóide. Em contrapartida,há um aumento das proteínas hepáticas e plasmáticas, por conta da intensificação do transporte de aminoácidos para as células hepáticas e o aumento das enzimas hepáticas necessárias à síntese deproteínas, que são então liberadas no sangue. Em caso de lesões, por exemplo, supõe-se que os tecidos lesados que têm depleção momentânea de proteínas, estes podem utilizar os aminoácidos disponibilizadospela ação do cortisol na síntese de novas proteínas essenciais à vida das células. Além disso, os aminoácidos talvez sejam usados na síntese de outras substâncias essenciais necessárias na manutenção davida celular e para a reprodução de novas células.


Efeito do cortisol sobre o metabolismo das gorduras:

• O cortisol promove a mobilização dos ácidos graxos do tecido adiposo e parecepotencializar a sua oxidação nas células, o que aumenta sua utilização para a obtenção de energia. Em épocas de inanição ou outros estresses, o cortisol ajuda, portanto a desviar os sistemas metabólicos...
tracking img