O boticario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA AMERICA DO SUL

CURSO DE TECNOLOGO EM MARKETING

PESQUISA SOBRE O BOTICARIO

RAFAEL SANTANA
PHAMELA ROBERTA

MARINGA/2011

Histórico

Uma das maiores, se não a maior, companhias do mercado de cosméticos do Brasil, o Boticário começou como uma farmácia de manipulação em Curitiba. O empreendedor do negócio foi o farmacêutico Miguel Krigsner, com 27 anos naépoca. Miguel Krigsner formou-se em farmácia/bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, em 1975, e fez especialização na área de cosméticos através de cursos na Argentina. A idéia para o negócio surgiu após um curso que Krigsner participou, em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, dando ao cliente uma opção de tratamento personalizado, dentroda dermatologia.
A forma antiga de se chamar “farmacêutico" foi o nome adotado por Miguel para a sua empresa, que iniciou chamando-se "Botica". O projeto foi desenvolvido em conjunto com uma colega de faculdade e de dois médicos dermatologistas, iniciou suas atividades no ano de 1977, quando abriu uma farmácia de manipulação na Rua Saldanha Marinho, no centro de Curitiba. Miguel começou onegócio com apenas R$ 6 mil emprestados de um tio. O aumento das receitas levou à produção de produtos próprios, como cremes e xampus, já com a marca O Boticário e que passaram a ser oferecidos aos clientes que freqüentavam a farmácia.
Mais do que uma simples farmácia, o negócio teria de ser um local agradável aos clientes, onde se sentissem bem. Ao invés de balcões cheios de remédios, a loja tinha umasala com tapetes, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da receita. Substituindo os assistentes, estavam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade e segurança.
Com pouquíssimo tempo de existência, pela propaganda boca a boca, principalmente, as pessoas passaram a se freqüentar a farmácia em busca dosprodutos, que já eram sinônimos de qualidade. A opção pelas fragrâncias veio destes primeiros produtos, que tinham como diferencial uma fragrância extremamente agradável. O desenvolvimento da deo-colônia Acqua Fresca foi um marco da perfumaria nacional, tornando-se imediatamente um sucesso de vendas.
A expansão da marca O Boticário iniciou-se quando foi inaugurada a loja no aeroporto da cidade,Curitiba, em setembro de 1979. Naquela loja, pessoas de todo o Brasil passaram a ter contato com os produtos de alta qualidade, em embalagens originais e que representavam uma excelente opção de presente. Para alguns destes compradores, mais extravagantes, os produtos representavam uma renda adicional através da revenda em suas cidades de origem.
Em 1981, com o sucesso da primeira loja, o empresárioenxergou a oportunidade de franquear a marca. Embora, na época, nem fosse muito conhecida, O Boticário conseguiu formatar a rede e dar o salto que, no ano seguinte, exigiria a inauguração de uma fábrica de grande porte em São José dos Pinhais. A fábrica, inaugurada em 1982, numa área de mil metros quadrados, contava com 27 funcionários que trabalhavam para produzir cerca de 400 mil unidades por ano.Em 10 de outubro de 1989, antes mesmo da aprovação do Código de Defesa do Consumidor, O Boticário criou sua área de relacionamento com cliente. A iniciativa, que foi idealizada pelo Diretor-presidente Miguel Krigsner, visava manter um canal direto e permanente de comunicação, onde toda dúvida, observação ou reclamação de seus clientes recebesse total atenção.
Desde muito cedo O Boticáriobuscou não ser apenas uma empresa industrial e comercial, mas uma empresa que beneficia milhares de pessoas com seus programas culturais, sociais, educativos e, com destaque, de proteção à natureza. Em 1990, foi criada a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. A Fundação tinha como missão promover e realizar ações de conservação da natureza para garantir a vida na Terra. A política adotada...
tracking img