O behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade ESPAM

Behaviorismo

Aluna:

Curso:

Matéria:

Semestre:

FaculdadeESPAM
2011

O Behaviorismo

Resumo

Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezescomportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.Comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.O termo Behaviorismo foi utilizado inicialmente em 1913 num artigo denominado “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, pelo americano John B. Watson. Este termo “ Behavior,ou Behaviorismo”significa em inglês comportamento. Sendo definido “Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural”, assim sua meta, era o estudo do comportamento, e a sua relação com o meio ambiente ondeocorre. E durante este estudo os Psicólogos chegaram aos conceitos de estímulo e resposta, unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. A vida do homemcomeçou a ser estudada entre estímulos (do meio) e respostas (manifestações comportamentais).

O objetivo principal do texto foi o estudo da teoria do Behaviorismo, no comportamento humano e as suasatuações nas diversas áreas de aplicação.

A Psicologia tinha um objeto mensurável e observável para estudar, e os experimentos foram reproduzidos em diferentes sujeitos e condições. Taispossibilidades foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência. Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia onde o comportamento é estudado em função de...
tracking img