O behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos uma breve análise dos principais pontos norteadores do Behaviorismo, o estudo do comportamento, tendo como base teórica os estudos e exposições de Ana M. Bock em A Psicologia e As Psicologias. Abordaremos as principais características do Behaviorismo deste a sua criação no inicio do século XX, defendida por John B. Watson que buscava entender eclassificar a psicologia diferente do que outros estudiosos antes dele defendiam, desligando-a da alma e da mente.
Tendo como tópicos norteadores: O Estudo do Comportamento, Análise Experimental do Comportamento, O Comportamento Respondente, o Comportamento Operante, Reforçamento, Extinção, Punição, Controle de Estímulos, Discriminação, Generalização e Questão do Controle.O BEHAVIORISMO

Esta palavra Behaviorismo e o seu significado concretizou-se graças ao americano John B. Watson por volta do ano de 1913, com um título inicial que dizia “Psicologia: como os behavioristas a veem”. Behavior tem um significado que lembra a palavra comportamento, por isso o Behaviorismo é também chamado de Comportamentalismo, Teoria Comportamental, AnáliseExperimental do Comportamento, Análise do comportamento. Nesta época a qual surgiu o Behaviorismo, John Watson solicitava a atenção para o que os psicólogos necessitavam, era de algo ou alguém para observação. Com isto o estudo da psicologia alcançou um patamar muito importante em seu processo de desenvolvimento, renovando seus ideais e deixando para trás as tradições filosóficas. O comportamentoenquanto objeto de estudo como função de certas variáveis do meio, esta era outra perspectiva que Watson defendia, uma perspectiva funcionalista. De acordo com esta perspectiva, organismos chegam a ajustar-se por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos, isto ocorre porque alguns estímulos fazem com que o organismo responda. Desta forma, John Watson pretendia construir uma novaPsicologia “sem alma e sem mente” como disse Ana M. B. Bock (1999, p.46), totalmente com a liberdade de conceitos que eram mentalistas e com métodos de maneira subjetiva, ou mesmo que tivesse algum tipo de prevenção ou controle. Mesmo com o comportamento em destaque nas mudanças na Psicologia, a partir dos pensamentos de Watson o Behaviorismo foi aos poucos causando mudanças neste termo. Graças aestes estudos e mudanças, nos dias atuais o comportamento é entendido como uma “interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece” Bock (1999, p.47). É por tal motivo que a dedicação e o foco do Behaviorismo é justamente nos estímulos do ambiente e as ações e respostas que o indivíduo fornece.
A razão metodológica e a razão histórica surgem para que seja possívelexplicar a adoção desses termos. Na razão metodológica, um método experimental e analítico foi escolhido pelos analistas como uma maneira de investigação. E o que resultou foi que surgiu uma necessidade de dividir o objeto de estudo de tal forma que chegue a unidades para análise. Já a razão histórica, foca os termos que são populares e escolhidos e que ficaram mantidos depois de um tempo poroutros estudiosos comportamentais, justamente por causa do uso generalizado. E assim, finalmente os estudos em torno do homem iniciam por meio das suas interações, visto basicamente como um produto que produz as suas interações.
Depois de John B. Watson surge B. F. Skiner (1904-1990) como o mais importante behaviorista. Este, influenciou muitos psicólogos de vários países do mundo todo. Skiner eramais radical em sua linha de estudo do Behaviorismo, que designava, por meio da análise experimental do comportamento, uma filosofia da Ciência do comportamento. E o alicerce deste estudo de Skiner é justamente a formulação do comportamento operante. Entendendo um pouco de comportamento reflexo ou respondente é possível compreender melhor as pretensões do estudo de Skiner.
Também chamado de...
tracking img