Taylor e fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DAS PARTES PRINCIPAIS DE TAYLOR.
Taylor nasceu em 1856, na Pensilvânia, filho de uma família rica conseguiu aprovação na escola de direito de Harvard, mas optou por trabalhar como operário. Em 1878 começou a trabalhar em uma siderúrgica (Midvale Stell), como operário. Durante o tempo que trabalhou nessa companhia voltou a estudar, sendo que engenharia e tornou-se engenheiro dasiderúrgica. E também nesse mesmo período notou vários problemas na companhia.
Havia a problemática dos salários, o trabalhador recebia o seu salário por peça produzida ou por dia de trabalho, ambas as formas causavam certa acomodação nos trabalhadores. Quando o trabalhador recebia por dia de trabalho, tinha salário fixado, ele produzia aquilo que achava apropriado, quando o recebimento era por peçaproduzida, havia uma variação no valor pago por peça, uma vez que a produção estava alta, o valor da peça era abaixado pelos administradores. Desta forma os operários sustentavam a produção em um patamar baixo, intencionalmente.
Taylor buscou solução para o problema dos salários, era preciso saber em quanto tempo a tarefa podia se realizada. Separando cada tarefa e suas operações, cronometrando eregistrando, posteriormente era definido o tempo-padrão para as operações. Tal processo se firmou como base do sistema de administração de tarefas, que por sua vez incluiu a escolha de trabalhadores e o pagamento de incentivos.
Segundo Taylor o homem de primeira classe era bastante motivado, produzindo sem desperdício de tempo. O ideal era que esse operário fosse designado para fazer a tarefa maisadequada a ele e sendo incentivado financeiramente, Mas até mesmo um trabalhador de primeira classe podia acabar se transformando ineficaz, caso não tivesse incentivos ou se fosse coagido a produzir menos.
Taylor publicou o livro Shop Management (Administração de Oficinas) a respeito das técnicas para tornar o trabalho do operário mais eficaz, obtidas através do Estudo de Tempos e Movimentos(Motion-Time Study). Como Taylor começou trabalhando como operário, fez observações das tarefas que eram executadas pelos trabalhadores, e também seus de movimentos, com o intuito de torná-los melhores.
Em Shop Management era defendido alguns princípios: O objetivo da administração é pagar melhores salários e reduzir o custo de produção. Para cumprir tal objetivo, administração deveria aplicar osmétodos científicos para estabelecer a melhor forma de realizar as tarefas. Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados e cada deveria realizar tarefas de acordo com sua qualificação. A administração necessitava criar uma atmosfera íntima e cordial cooperação com os trabalhadores, para que houvesse um ambienta psicológico apropriado para o emprego desses princípios.
Taylorbuscou fazer a substituição dos métodos rotineiros e elementares pelos métodos científicos e a isso se deu o nome de Organização Racional do Trabalho. Alegava Taylor que o operário não tinha capacidade de fazer uma análise cientifica de seu trabalho e nem de definir o método mais eficaz para determinada tarefa. A Organização Racional do Trabalho se baseia em: Análise do trabalho e estudo dos tempose movimentos, estudo da fadiga humana, divisão do trabalho e especialização do operário, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios de produção, conceito de Homo Economicus, condições ambientais de trabalho, padronização de métodos e máquinas e supervisão funcional.
Em 1911, Taylor lançou o livro Princípios de Administração Científica, concluindo que a racionalização dotrabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Segundo Taylor, alguns princípios são: princípio de planejamento, princípio de preparo, princípio do controle e princípio da execução.

FICHAMENTO DAS PARTES PRINCIPAIS DE FAYOL.
Henry Fayol (1841-1925) engenheiro francês, autor da obra: Administração geral e...
tracking img