O banquete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALVIN TOFFLER
Alvin Toffler nasceu em 3 de outubro de 1928 e é um escritor norte-americano conhecido pelo seu estilo futurista, doutorado em Artes, Direito e Ciência, conhecido por suas discussões sobre a revolução digital, revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.
O escritor futurista é casado com Heidi Toffler que também é escritora futurista. Atualmente, Alvin Toffler aindaé muito conhecido pelos seus livros e realiza trabalhos de consultoria de empresas e órgãos do Governo americano, com destaque para atividades desenvolvidas para a NASA.
Foi professor da Russel Sage Foundation, da Cornell University, e é muito conhecido pelas suas grandes obras famosas (Choque do Futuro e A Terceira Onda). Os seus trabalhos iniciais focavam o impacto da tecnologia e os efeitos detanta informação, analisando posteriormente as reações das pessoas diante de tanta informação acumulada.
Ele é considerado o precursor do futurismo através de sua obra-prima "O Choque do Futuro". Este ponto de vista da evolução criou uma disciplina de estudo e a tendência de mudança e inovação, seu impacto na vida, negócios e cultura humana. O "choque" do futuro foi uma mudança radical na vida deToffler. O livro chegou a um bestseller inesperado que fez o seu autor uma personalidade. Ele até fez um filme, animado pelo famoso ator Inglês Orson Wells, a partir do teste.
Principais Ideias de Alvin Toffler
Alvin Toffler acreditava que havia uma sobrecarga de informações devido ao aumento das tecnologias e que isso impactava diretamente no cotidiano das pessoas. Foi ele que criou o termo"sobrecarga informativa", onde dizia que há muitas informações para serem processadas em um período de tempo muito pequeno.
A sobrecarga informativa era o tema mais defendido por Toffler desde o início de sua carreira, atribuindo este fenómeno a um grande stress da população que gera um problema social.
O sucesso de suas ideias é que Toffler teve a capacidade de prever que todas as pessoas seriamdominadas pela tecnologia e teriam um computador em casa.
Da mesma forma que continua com suas previsões futuristas, Alvin Toffler acredita que em um futuro próximo seremos vigiados por câmeras constantemente, sendo totalmente dominados pela tecnologia.
Em algumas entrevistas dadas a Revista Veja Toffler ainda afirma que a agricultura do futuro irá focar na tecnologia para melhoria da qualidadedos alimentos, podendo produzir cada vez mais produtos bons a baixo custo, sendo possível até diminuir a miséria do mundo através de uma alimentação mais saudável e barata. Porém ele afirma que nada disso será possível sem educação.
De modo geral, suas ideias analisam as tecnologias atuais para prever as que ainda virão e, ironicamente, ele acertou quase todas as previsões futuristas apresentadasem seus livros, artigos e palestras.
Obras de Alvin Toffler
Suas obras foram escritas junto com sua esposa, Heidi Toffler, e apresentam sempre visões futuristas. São elas:
"Future Shock" (Choque do futuro) – 1970
O início desta obra foi após um artigo chamado "O futuro como modo de vida" (revista horizon). O seu sucesso impulsionou a criação do livro "Future Shock", que já ultrapassou a marcade seis milhões de exemplares vendidos em diversos idiomas.
O termo que deu nome ao livro (future shock) expressa que há muitas mudanças em um espaço de tempo muito curto. Ele confronta a grande quantidade de informações chamada de "sobrecarga informativa".
A obra ganhou um documentário no ano de 1972, com narração de Orson Welles. Além disso, outras obras deram continuidade ao tema como "ATerceira Onda" (The Third Wave) e "Powershift".
"The Third Wave" (A Terceira Onda) – 1980
Sendo talvez a obra mais importante e conhecida de Alvin Toffler com sua esposa, o livro "A Terceira Onda" fala que a primeira onda foi a revolução agrícola, a segunda a industrial e a terceira onda trata-se da Era da Informação.

Em palestra dada a executivos, Toffler faz comentários sobre a obra: "Tão...
tracking img