O bairro do alecrim- uma zona luminosa?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O BAIRRO DO ALECRIM EM NATAL - RIO GRANDE DO NORTE: UMA ZONA LUMINOSA?


RESUMO

O PRESENTE ARTIGO SURGIU DA NECESSIDADE DE RELATAR O RESULTADO DAS PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES SOBRE A DINÂMICA SOCIAL QUE AGE SOBRE O BAIRRO DO ALECRIM, EM NATAL/RN, VISTO QUE ESSE BAIRRO TEM SE MODIFICADO RAPIDAMENTE NA ULTIMA DÉCADA. TAIS OBSERVAÇÕES FORAM TRAÇADAS DE DUAS MANEIRAS: A OBSERVAÇÃO DIRETA DAESTRUTURA DO BAIRRO E A VIDA FINANCEIRA DE ALGUMAS EMPRESAS DA REGIÃO, TRAÇANDO UM PARALELO ENTRE SEU ESTADO E A HISTORIA DO BAIRRO, HISTORIA ESSA QUE TEM INICIO NOS IDOS DE 1856 COM A OCUPAÇÃO IRREGULAR DO LUGAR E TRANSCORRENDO SEM GRANDES SALTOS ATE 1941, QUANDO OCORRE O GRANDE DESLOCAMENTO PARA A CIDADE. OS PRIMEIROS SINAIS DE DECADÊNCIA DESSE BAIRRO PODEM SER PERCEBIDOS ATRAVÉS DE SINTOMASCOTIDIANOS ASSOCIADOS AO COMERCIO LOCAL E A DESCARACTERIZAÇÃO DO LOCAL COMO UM TODO. AO FINAL DESTE ARTIGO TRAÇAREMOS AS CONSIDERAÇÕES FINAIS DESSA PRIMEIRA PARTE DAS OBSERVAÇÕES E LEVANTAMENTOS OBTIDOS AO LONGO DO PERÍODO DA PESQUISA

Palavras-chave: Alecrim, Degradação urbana, Zonas luminosas


INTRODUÇÃO


O presente artigo tem como finalidade relatar o resultado das observaçõesiniciais sobre a dinâmica social que age sobre o bairro do Alecrim, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A necessidade dessas observações surgiu da curiosidade em perceber como essa localidade vem se transformando rapidamente ao longo da ultima década.


Através da leitura de autores como Milton Santos foi possível traçar um paralelo entre os fenômenos registrados e as idéias desse autor, a fimde aprofundar ainda mais essas observações foi efetuado um breve levantamento histórico onde se procura demonstrar que as funcionalidades presentes nesta localidade surgiram naturalmente e que os fatores que favorecem o comercio hoje estão desaparecendo lentamente do bairro.


As observações que deram origem a esse artigo foram traçadas de duas maneiras: a observação das estruturas presentesno bairro e o acompanhamento da histórica comercial de algumas empresas presentes na região, caracterizando seu nascimento, desenvolvimento e decadência fazendo uma ligação direta com a historia do bairro e os desafios que se apresentam.


Ao final procuramos demonstrar que o bairro hoje passa por um processo de entropia, mesmo tendo características de uma área luminosa, suas estruturas erelações encontram-se de tal forma comprometidas que seu crescimento encontra-se tolhido.


Historia do Bairro


Localizado na Zona Leste de Natal, o Alecrim teve o inicio de seu povoamento no século XIX, sendo reconhecido como quarto bairro potiguar no dia 23 de outubro de 1911. O Alecrim já foi chamado de Refoles, Alto da Santa Cruz e Cais do Sertão. Fora criado por Joaquim Manoel deMoura, sendo oficializado como bairro pela lei nº 251 de 30 de setembro de 1947, o Alecrim teve suas primeiras filas de casas erguidas na Praça Pedro II. A doação de suas terras ocorreu no dia 4 de agosto de 1877, doação esta feita por Pedro da Costa Falheiro em homenagem ao francês Jacques Riffault, o ato foi registrado pelo Senado da Câmara da Cidade do Natal no Rio Grande do Norte, a áreacompreendia terrenos descampados constituídos por roçados e algumas casinhas de taipa. No ano de 1856 as poucas pessoas que habitavam o lugar vieram prestigiar o Presidente da Província, Antônio Bernardo de Passos, inaugurando o Cemitério Público que ora se tornava um dos marcos da ocupação das terras que deram origem a um dos bairros mais populosos de Natal: o Alecrim. Segundo Luís da Câmara Cascudo, ocriador de um dos principais marcos do bairro, à feira, foi José Francisco, em seguida a Câmara aprovou a lei nº 823-E para o funcionamento da feira e uma placa de bronze foi fixada na rua Nove, nº 1297, mas logo foi roubada e derretida num ato que os moradores da época chamaram de vandalismo contra o progresso da feira.


Contudo, o Alecrim agrega muitas histórias, sobre seu topônimo,...
tracking img