O campones e a cobra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esses 13 capítulos abordam de forma simples e detalhada todos os artifícios da arte pra compor poemas e ensina como compor e interpretar uma poesia. Analisando os aspectos sonoros, ritmo métrico, metafórico, trata-se de uma obra simples e, sobretudo, que permite estudar e ter uma base sobre o assunto.
“Nos textos comuns, não literários, o autor seleciona e combina as palavras geralmentepela sua significação. Na elaboração do texto literário, ocorre uma outra operação, tão importante quanto a primeira: a seleção e a combinação de palavras se fazem muitas vezes por parentesco sonoro. Por isso se diz que o discurso literário é um discurso especifico, em que a seleção e a combinação das palavras se fazem não apenas pela significação, mas também por outros critérios, um dos quais, osonoro. Como resultado, o texto literário adquire certo grau de tensão ou ambiguidade, produzindo mais de um sentido. Daí a plurissignificação do texto literário.”(p.5)
Ela demonstra muito bem o que é um texto literário e um texto não-literário: um texto literário é aquele em que se selecionar e combinar palavras não só pela significação mas também pelos aspectos físicos da estrutura dopoema. E um texto não-literário é aquele que também se seleciona combinar palavras, e além de que explica outros aspectos interessantes os quais são facilitam a interpretação de um poema e poesia.
“As noções de “metro”, “verso” e “ritmo” estão estreitamente ligadas em nossa tradição literária. As leis de metrificação ou versificação apresentam as normas a serem seguidas, estabelecendo esquemasdefinidos para a composição de verso. No sistema silábico ou acentual, elas determinam a posição das silabas fortes em cada tipo de verso.”(p.11)
Nestes capítulos ela introduziu uma explicação interessante segundo Goldstein, à vida das pessoas dos séculos passados era mais padronizada e calma então os antigos poetas escreviam de forma padronizada. É incrível como há tantas possibilidades paraum poeta compor um poema, os versos, as estrofes, as rimas tudo se combina.
“A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade, por sua vez, traz sempre, direta ou indiretamente, certas marcas das condições concretas em que ela se efetua. Daí se compreende que o ritmo, componente do poema, deva ter alguma relação com a época ou asituação em que é produzido.”(p.13)
“A organização do poema em versos agrupados em estrofes faz o ritmo saltar aos olhos do leitor. A rima, quando presente, acentua essa impressão. No entanto é a cadência do verso lido em voz alta que realmente indica a alternância de silabas fortes e fracas. São as regras de versificação ou de metrificação que estabelecem onde deve cair o acento tônico em cadatipo de verso. Na mesma posição da silaba forte, ocorre a cesura, pausa que, geralmente, divide o verso em partes ou segmentos rítmicos.”(p.19,20)
“ Uma observação importante: a diferença entre os tipos de verso é somente de estrutura, e não de qualidade. Há belos poemas em versos regulares e belos poemas em versos livres. O modo de compor traduz a visão de mundo de uma certa época. Muda omodo de vida, mudam as formas artísticas. Cada poeta escolhe o ritmo que julgar adequado ao tema que vai tratar. O leitor deve buscar integrar o ritmo, seja ele qual for, aos demais aspectos estruturadores do poema.”(p.38)
“Estrofe é um conjunto de versos, há estrofes de diferentes tamanhos. De um só verso, de dois, de três ou maiores. Conforme o número de versos que a compõem a estroferecebe um nome diferente.”(p.39)
Ela trata as estrofes como um conjunto de versos, e após uma estrofe há uma linha separando-a de outra, determinando assim cada estrofe, em conjunto formarão o poema.
“Rima é o nome que se dá á repetição de sons semelhantes, ora no final de versos diferentes, ora no interior do mesmo verso, ora em posições variadas, criando um parentesco fônico...
tracking img