Feitchismo da mercadoria - economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
CAMPUS DO BAIXO AMAZONAS - PARINTINS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA
COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL

ECONOMIA POLÍTICA

Parintins-AM
2013ACADÊMICA:
ANNE MAIKELLY SILVA PAES

TEXTO DISSERTATIVO

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina Economia Política ministrada pelo Professor Geraldo Magela Daniel Júnior, noCurso de Serviço Social. 3° Período.

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina Economia Política ministrada pelo Professor Geraldo Magela Daniel Júnior, no Curso de Serviço Social.3° Período.

Parintins-AM
2013

Fetichismo da Mercadoria

É entendido, ao ler o O Capital de Marx, que a nossa sociedade é uma sociedade capitalista, onde a riqueza é constituída com o acúmulo demercadorias. Comprar e vender são as relações mais comuns no cotidiano de tal sociedade. A mercadoria a que me refiro é todo objeto produzido pelo homem para atender suas necessidades. Esta produção éresultado do trabalho dele, que ao modificar a natureza acaba por modificar a si mesmo.
Com isto, percebe-se que a sociedade capitalista se desenvolveu a partir do aumento da produção de mercadorias bemcomo a valorização do dinheiro.

Com o passar dos tempos, a relação entre a mercadoria e seus produtores muda. O que antes era reificado passa a ser o centro das relações entre os homens. Bemresumidamente, e de acordo com alguns entendimentos colhidos nas aulas, a natureza é humanizada e as pessoas se coisificam.
Os homens começam a ver relação apenas entre as coisas, dando mais importância àmercadoria do que a si próprio. A isso, Marx vai batizar de fetichismo da mercadoria.

Segundo Marx, as mercadorias aparentam ter vontade independente de seus produtores. A interdependência dessasrelações acontece no momento da “compra-venda” das mercadorias, o que significa que as relações sociais dos produtores surge como a relação entre as mercadorias, que vem a se tornar a manifestação das...
tracking img