O atletismo no contexto escolar possibilidades didáticas no 2º ciclo do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ATLETISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL





O ATLETISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho Apresentado a Faculdades
Ao Professor Le da disciplina de
 da turma do , turno
do curso de .




ResumoNeste trabalho é especificado de como está o desenvolvimento do Atletismo nas escolas, e de como os professores se comportam com tal modalidade. Muitos falam que não tem material correto para exercer esse esporte, porém também não fazem nada para mudar, nem mesmo um simples improviso.Os alunos não tem conhecimento sobre o Atletismo emuito menos os benefícios que esta modalidade trás. As práticas de saltar, correr, arremessar/ lançar, e o desenvolvimento são consequências da elaboração cultural e um conteúdo clássico da Educação Física.
Através do Atletismo, podemos possibilitar a socialização, estimulação, comunicação e aprendizagem para os alunos e mostrar o quanto esse esporte é saudável e também nos possibilitas esportesdiferentes e prazeroso de se fazer e talvez de se profissionalizar.

NTRODUÇÃO

O atletismo é considerado um conteúdo clássico da Educação Física, mas infelizmente não é feita no dia-a-dia dos alunos, muitos professores de Educação Física ainda preferem utilizar mais os jogos de futsal, futebol, basquetebol, handebol e voleibol apesar do esporte de atletismo ser o meio mais utilizado nadifusão do movimento corporal, nas escolas,são esses os jogos que mais prevalecem.
E também muitos professores levantam hipóteses para não utilizar o atletismo nas escolas, como a ausência de materiais, falta de espaço e motivação, mas, o mais real é a falta de vontade dos professores e o comodismo destes profissionais.

CONCLUSÃO
O Atletismo nos permite melhorias no corpo e na saúde, e é por issoque devemos nos aprofundar mais nesse campo e mostrar a todos alunos que através deste, poderão ter um conhecimento melhor sobre esta modalidade e aperfeiçoar movimentos ( gestos motores básico).
Mas para que isso ocorra os profissionais de educação Física deve se interessar, e correr atrás para ocorrer melhoras nas aulas, e consequentemente nos alunos.

O atletismo inclui as práticas decorrer, saltar e arremessar/lançar, e o desenvolvimento destas práticas são consequências da elaboração cultural, em especial um conteúdo clássico da Educação Física. Utilizando lugares diversos e materiais adequados, assim garantindo o interesse dos alunos, permitindo mostrar como realmente deveria ser o seu ensino, conhecimento e benefícios nas escolas.
Mas a realidade é totalmente diferente decomo deveria ser, boa parte dos profissionais relatou encontrar problemas para ensinar o atletismo na escola, devido a própria falta de conhecimento desse conteúdo. Segundo Schmolinsky (1982 Grande parte dos alunos não sabem nada sobre como é bom para o desenvolvimento que terão ao debater esse esporte, e perdem também a oportunidade de aperfeiçoar e melhorar a coordenação e a capacidade derendimento físico do organismo. Se os professores esforçarem e pensarem um pouco, eles poderão sim dar aula de atletismos nas escolas improvisando materiais e utilizando jogos como:
* Vara em punho:com cabo de vassoura.
* Saltando o rio: com dois cabos de bambu
* Saltando a corda: com colchão
Jogos que Sara Quenzer Matthiesen descreveu em seu livro.
Não seria demais reforçar a importância queo atletismo tem na formação da criança em qualquer faixa etária, sem a exigência dos materiais reais, e também com regras fáceis e de aprendizagem rápidas. No atletismo há vários movimentos que dá motivação há todos que praticam tal exercício,mas muitas vezes infelizmente é deixada de lado por outras modalidades já citadas neste contexto e deixando de lado um conhecimento mais amplo dessa...
tracking img