A econimia da china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Macroeconomia



A Economia da China e Como Ela Afeta a Economia do Brasil







Grupo

Edgard Marciano Tardelli

Julio Cesar Leite França

Erico Ohaze

Rodolfo Gomes

Alecio Matos

Wilian















1-Introdução
A economia da China cresceu uma média de 9% a.a. nos últimos dez anos, agora que o “dragão” despertou, o mundo deve se prepararpara um novo conceito de potência econômica bipolarizada. Ao passo que a hegemonia e o imperialismo americano perdem força, a nova potência chinesa ganha mais força a cada dia. Com 1,3 bilhão de habitantes, 400 milhões já ingressaram na classe média, a tendência é que nos próximos vinte anos toda a população chinesa já tenha ascendido socialmente, formando uma voraz classe média consumidora ecompetindo com o mundo pelos mais básicos bens de consumo. Este súbito desenvolvimento que testemunhamos na última década merece a atenção de todos. Muitas dúvidas se levantam sobre esse assunto e tentaremos aqui esclarecer algumas delas.
Os efeitos do câmbio
De forma arbitrária, o governo chinês vem mantendo o yuan subvalorizado frente ao dólar, ou seja, ao contrário do Brasil, na China o dólarestá artificialmente caro, pois não tem livre flutuação. Isso permite que ela consiga exportar seus produtos com preços muito competitivos para todo o mundo. Nos últimos anos, os chineses vêm copiando as tecnologias de bens de consumo produzidos por multinacionais americanas e europeias com plantas instaladas no país. Com o knowhow para a produção desses produtos, que vão desde celulares atéautomóveis e aviões, o governo passou a subsidiar a produção de bens de consumo muito similares aos ocidentais, porém com marcas chinesas. A soma dos ingredientes, mão-de-obra barata, câmbio favorável e conhecimento para a produção de tecnologias causaram uma invasão de produtos chineses ao redor do mundo, com preços tão competitivos a ponto de gerar sérios problemas de desemprego e até quebra de indústriasno mundo ocidental.
Um país com 1,3 bilhão de consumidores
Se a China tiver em um futuro próximo 1,3 bilhão de pessoas na classe média, o mundo deverá estar preparado para atender a uma enorme demanda de consumidores. O cenário de uma China rica e consumidora nos leva a várias preocupações como inflação, desemprego e miséria em outros países. Para que se evite um caos econômico nos próximosanos, cada região do mundo deverá ter seu papel na economia global. Apesar do vasto território, apenas uma pequena parte da China é cultivável e, sendo assim, deverá importar alimentos. O país também é pobre em recursos minerais e em água potável. Com uma população predominantemente ocupada com a produção, haverá carência no setor de serviços. Com base nesses dados podemos visualizar um mundo ondehaja uma divisão de tarefas bem definida para cada uma de suas regiões de acordo com seus respectivos potenciais.
América do Sul e parte da África serão encarregadas da produção de alimentos para o mundo. América do Norte e a Europa serão fortes no setor de serviços, o Oriente Médio continuará fornecendo petróleo até que encontre uma nova atividade econômica sustentável, e assim por diante. Umprograma de controle populacional semelhante ao imposto pelo governo chinês talvez tenha que ser aplicado em outros países como medida para conter a miséria e a sustentabilidade do consumo.
O mundo atualmente já vive uma nova realidade e a China é em grande parte responsável por isso. O dólar aos poucos perderá seu lastro como referência de valor e o que tomará seu lugar ainda é desconhecido (talvezuma cesta internacional de moedas). O mandarim ganha importância dia após dia e já é, há muitos anos, a língua mais falada no mundo. Milhares de empresas chinesas surgiram enquanto outras ocidentais desapareceram. O ponto de equilíbrio econômico mundial com essa nova China que emerge depende de uma união mundial que concerne a todos. A consciência de cada um sobre seu papel no planeta é que...
tracking img