O aprendizado da linguagem oral e escrita na visão de emília ferreiro, ds crianças em uma escola no município de manaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O APRENDIZADO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA VISÃO DE EMÍLIA FERREIRO, DAS CRIANÇAS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MANAUS

Kelen Tatiana Carrasco de Almeida
Profa. Rita de Cássia Almeida de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 9901) – Prática Módulo III
11/06/2011

RESUMO

Este trabalho tem como tema: O aprendizado da aquisição da linguagem oral eescrita na visão de Emília Ferreiro, das crianças em uma escola no município de Manaus. E aborda como objetivo geral, analisar como os educadores compreendem a questão da linguagem oral e escrita na visão de Emília Ferreiro. Quanto aos procedimentos metodológicos de um modo geral, consistiu basicamente em três etapas: 1) bibliográfico, observações e entrevistas no local determinado; 2) Análisesistemática; 3) Sistematização, apresentação dos resultados com dramatização. O processo de construção da escrita é eficaz. A cultura e o ambiente letrado influência na alfabetização da criança. Conclui-se que devemos repensar a metodologia da linguagem adquirida.Palavras chaves: Educadores, Procedimentos Metodológicos, Emília Ferreiro.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho destina-se em ampliar as informações sobre o tema: O aprendizado daaquisição da linguagem oral e escrita na visão de Emília Ferreiro, das crianças em uma escola no município de Manaus, que nos mostra a socialização da prática, norteados por meio da seguinte questão: Como os educadores compreendem a questão da linguagem oral e escrita?
Emília Ferreiro enfatiza o processo da aquisição da linguagem com a capacitação dos professores para desenvolverem com eficiência otrabalho de alfabetização em todo seu processo de construção da escrita, prática e formação dos educadores. O máximo de conhecimentos adquiridos, hipóteses e problematizações.

A importância da aquisição da linguagem oral e escrita é mostrar uma nova maneira de aprendizagem, sabendo-se que até mesmo antes de ir à escola, independente da classe social e seu meio de convívio, o processo de alfabetizaçãoé longo e trabalhoso, mas traz o contato de interação com a escrita.
Os resultados dessa aquisição é composta de vários níveis silábicos, que perpassam em todo o processo da Educação Infantil e a Educação de Jovens e adultos no paradigma psicogenético e qualitativo para desenvolver a escrita e a leitura com eficiência dentro da psicolingüística do meio que a rodeia, fazendo assim construirseus conhecimentos com qualidade.

2. HITÓRICO DA AQUISIÇÃO

Emília Ferreiro se interessou em estudar os problemas e os paradigmas da Pedagogia que é ampla em conhecimentos de educação, pois, tratando-se de educadores, Ferreiro teve um olhar especial de como era transmitida a aquisição da linguagem oral e escrita do modo tradicional aos dias atuais.
Foi no início da década de 70 que Ferreirocomeçou a desenvolver a aquisição da língua escrita, pois a mesma estava dividida em dois grupos: a bibliografia psicológica e a bibliografia pedagógica, mas, ela se propôs a ligar os problemas entre si, para encontrar a criança “piagentina”. Ninguém até então havia investigado com mais cautela se acriança soubesse algo sobre a escrita antes de entrar na escola.

Tinha trabalhado sobre osproblemas de aquisição da língua oral e estava interessadíssima em continuar investigando sobre isso, eu já tinha voltado com um tema, coisa que ocorre com freqüência depois de uma tese: ao resolver um problema, descobre-se outros ao mesmo tempo. Eu tinha trabalhado o problema da expressão das relações de tempo na linguagem, as relações de sucessão e a simultaneidade. No decorres da pesquisa,...
tracking img