O alienista/resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Alienista




O livro conta a história de um grande médico, Dr. Simão Bacamarte que era considerado o maior médico do Brasil, Portugal e Espanha .
Mudou-se para Itaguaí dedicando –se aosestudos, casou-se com Dona Evarista, uma ilustre senhora viúva, não era bela nem simpática, mas Simão acreditava que ela tinha condições saudáveis para lhe dar filhos perfeitos.
O tempo passou e aesposa do médico não pôde lhe dar filhos, mesmo seguindo um regime alimentício recomendado.
A partir daí, Dr. Simão Bacamarte resolveu se entregar inteiramente aos estudos e a prática da medicina eescolheu a psiquiatria.
Criou então a Casa Verde, um abrigo para onde levava as pessoas que julgava insanas para poder estudar o caso de um a um.
O primeiro a ser recolhido foi um homem chamado Costa,que havia recebido uma fortuna por herança e com tantos empréstimos acabou ficando sem nada.Após este, muitas pessoas foram recolhidas pelo médico e internadas na Casa Verde.
No principio o médico foiapoiado pela população, mas depois as famílias e vizinhos se rebelaram devido aos critérios que o alienista utilizava para internar as pessoas; observava alguém e por qualquer atitude que julgavaestranha levava para ser seu objeto de estudo.
Até sua esposa, Dana Evarista, foi recolhida somente pelo fato de estar indecisa entre dois colares que usaria em uma festa.
Dr. Simão queria entender atéque ponto o ser humano seria insano e qual seria o grau de loucura de cada um que estava internado em seu asilo, porém percebeu seu exagero, por tantas pessoas que recolheu, e começou a liberar oshóspedes da Casa Verde utilizando medidas que evidenciavam que eram sãos.
Algumas pessoas permaneceram por mais tempo,pois acreditava que precisavam de uma atenção especial, mas logo também foramliberadas.
Com tudo o médico concluiu que não existiam loucos em Itaguaí e observando a si mesmo, percebeu que não havia nele nenhum defeito e isto o levara a crer que precisava estudar a sua própria...
tracking img