Resumo o alienista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O Alienista

Dr. Simão Bacamarte o melhor médico do Brasil, Portugal e Espanha. Retorna ao Brasil aos trinta e quatro anos e foi morar em Itaguaí.
Dr. Simão Bacamarte casou-se aos quarenta anos com D. Evarista, que não era bonita e nem simpática, porém o Dr. Bacamarte casou com ela por suas qualidades fisiológicas e anatômicas, com a esperança que ela lhe desses filhos saudáveis einteligentes.
Essa esperança frustrou-se, pois apesar de tratamentos D. Evarista não lhe deu filhos.
O médico então se dedicou inteiramente aos estudos, como fuga para suas mágoas.
Nascendo assim uma forte vontade de trabalhar com os loucos, e estudar cada dia mais a mente humana.
“A saúde da alma, bradou ele, é a ocupação mais digna do médico”.
Com sua forte influência política, conseguiuconvencer o governo da importância de se construir um manicômio, construído chamou de Casa Verde.
Os doentes começaram a chegar para tratamentos, o Padre Lopes em uma de suas visitas a Casa Verde entre tantas loucuras e manias absurdas o que mais lhe chamou atenção foi à paciência do alienista para com os loucos.
A obsessão do Dr. Bacamarte pelo estudo da loucura afetou sua vida e índole, quando elecomeçou a internar pessoas que o comportamento era considerado normal pela sociedade.
Os moradores de Itaguaí começaram a ficar irados com as atitudes do Dr. Simão Bacamarte, iniciando assim uma rebelião liderada pelo barbeiro Porfírio.
Porfírio acaba vitorioso, mas em seguida rende-se a manipulação e dinheiro do Dr. Bacamarte.
Outro barbeiro João de Pina denuncia Porfírio e assume aliderança da rebelião, o governo manda reforços contra a rebelião da população de Itaguaí e restabelece a ordem na cidade.
A influência de Simão Bacamarte manteve a Casa Verde funcionando, que em seguida recolheu para tratamento o barbeiro Porfírio, Crispim Soares, o vereador Sebastião Freitas entre outros tantos que foram recolhidos, nem mesmo D. Evarista escapou de ser internada. Foi uma coletadesenfreada, tudo era loucura para o alienista

Certo dia Dr. Simão assombrou Itaguaí com a notícia de que todos os loucos da Casa Verde seriam soltos.
A cidade foi tomada por grande alegria dos parentes e amigos dos reclusos.
Cinco meses se passaram e aproximadamente dezoito pessoas estavam internadas na Casa Verde, mas Dr. Bacamarte não afrouxava, ia de rua em rua, casa em casa, em busca de umdoente.
O alienista entra em conflito consigo mesmo se questionando “não havia loucos em Itaguaí; Itaguaí não possuiria um único cérebro concertado?
Depois começou a questionar suas próprias características, de perfeito equilíbrio mental e moral. Dr. Simão Bacamarte não acredita em sua conclusão então convocou um conselho de amigos para darem suas opiniões com franqueza, às opiniões foram unânimesem sua afirmativa de que estava tudo perfeito em seu equilíbrio mental e moral.
Descontente com tal afirmação o alienista não concordava, em uma mistura de sentimentos de alegria e tristeza. Recolheu-se à Casa Verde, mesmo com a mulher e os amigos dizendo para ele não ir, entregou se ao estudo e a cura de si mesmo.
Depois de algum tempo internado na Casa Verde Dr. Simão Bacamarte faleceu e foienterrado com muita pompa e rara solenidade.

O alienista

Resenha

A obra literária de Machado de Assis O alienista é uma critica contra a burguesia manipuladora da época.
O alienista é uma entusiasmante história, de um médico da nobreza que resolve se entregar totalmente aos estudos científicos da mente humana, para esquecer suas magoas.
Com sua influência consegue abrir um manicômiofinanciado pelo governo para desenvolver suas pesquisas cientificas, usando as pessoas, que ele mesmo julga estar precisando de tratamento psicológico como objeto de sua pesquisa.
Como o Dr. Bacamarte diz na pagina doze do livro “O principal nesta minha obra da Casa Verde é estudar profundamente a loucura, os seus diversos graus, classificar lhe os casos, descobrir enfim a causa do fenômeno e o...
tracking img