M-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO
O m-Commerce pode ser definido como sendo o conjunto de serviços de valor acrescentado de informação, entretenimento e transações realizados sobre redes de telecomunicações móveis, públicas ou privadas. Como tal, ele forma um subgrupo do e-Commerce, tentando expandir a sua própria quota do mercado, mas também do próprio e-Commerce no geral. Este fornecimento de dados eserviços sobre redes móveis tem, nos últimos três anos, constituído uma pequena, mas distintiva parte do modelo do e-Commerce. No entanto, à medida que mudamos para um paradigma de m-Commerce, transformar-se-á ele próprio na oferta de serviços e aplicações de valor acrescentado. A evolução dos serviços de valor acrescentado do m-Commerce, terá que ser analisada à luz de um conjunto de princípios básicos,entre os quais, se sublinham os seguintes:
• Identidade pessoal: embora o termo “telefonia móvel” seja associado de forma cada vez mais freqüente à Internet, eles são em muitos aspectos completamente “opostos”. A web é anônima e global; o telefone móvel é pessoal e local. Tudo aquilo que se faça com um telefone móvel é muito pessoal – é de certa forma o onde, quando, como, o que e quem da vidada pessoa. Os serviços de valor acrescentado deverão personalizar e centralizar, organizar e simplificar baseados nas necessidades pessoais.
• Receber a Informação certa e atuar sobre ela: serviços de valor acrescentado para a telefonia móvel significam não apenas ser capaz de comunicar, mas também de monitorizar informação específica. Um telefone móvel deverá não apenas permitir que se receba deforma automática informação pedida, mas também que se atue sobre ela. Hoje em dia já é possível ser avisado através do telefone móvel quando. Apesar destas distinções cruciais, a verdade é que o mundo da Internet, e os serviços e aplicações que têm vindo a ser implementados ao longo dos últimos anos, bem como alguns traços gerais dos modelos de negócio, colocarão os prestadores de serviços dem-commerce perante algumas situações às quais terão que responder de forma imediata, indo ao encontro das ansiedades e exigências básicas dos clientes da Internet “fixa”. Esta situação encontra o seu exemplo mais evidente no serviço de correio eletrônico, o qual é oferecido de forma gratuita na Internet. Parece inevitável que, para que o m-commerce venha a ter um crescimento acelerado, as empresastenham que oferecer gratuitamente este e outros serviços que os clientes já estão habituados a usar de forma gratuita na Internet fixa.
2. ESTRATÉGIA – UM “AGORA” CONTÍNUO EM CAMPOS DE BATALHA DINÂMICOS
À medida que o m-Commerce se vai desenvolvendo, as organizações que o vão moldando lutam por forma a estabelecerem uma posição de liderança no mesmo. Estando o mercado a mudar rapidamente, estesautores percebem que as estratégias que concebem devem ser executadas “agora”. Este ponto é sublinhado pela velocidade a que os mercados, querem da telefonia móvel quer da Internet estão a crescer. Neste sentido, as organizações devem responder ao ciclo de negócio comprimido do m-Commerce. Alguns dos desenvolvimentos que se estão a suceder nos EUA e na Europa têm particular influência nodesenvolvimento do mercado do m-Commerce, e estes se tornarão cada vez mais importantes com o tempo. Assim, a Inovação terá uma influência fundamental no desenvolvimento do mercado do m- Commerce, especialmente no contexto dos terminais móveis, sendo plausível assumir que esta exigência em termos de inovação apenas será totalmente conseguida por parte de um conjunto restrito de empresas. M-Commerce -Telefonia Móvel, Internet e Comércio Eletrônico Por outro lado, as despesas de capital necessárias na infra-estrutura não serão alcançadas por todas as empresas atualmente no mercado. Será uma corrida onde muitos iniciarão, mas poucos chegarão ao fim. A história tem mostrado que a estratégia é a execução. Esta afirmação é ainda mais crítica nesta indústria devido ao fato das empresas envolvidas não...
tracking img