E-bussines e e-conmerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE POTIGUAR DA PARAÍBA – FPB
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO COMERCIAL / PROCESSOS GERENCIAIS

ADAMAR LÍVIO ROSAS DE ALBUQUERQUE JUNIOR
DALIANY ROSSY DE LIMA CAMPOS
FRANCISCO PEREIRA DA SILVA NETO
JEANE ROCHA FERNANDES
LADYJANE DA SILVA BENTO
MARCIO GALDINO DE VASCONCELOS
MARIA LUCINELY BRITO RAMALHO GOMES
NAYARA KRISTINA VAZ PEREIRA
ROMERO DE MELO JUNIORE-COMMERCE E E-BUSINESS

JOÃO PESSOA/PB
ABRIL/2012
ADAMAR LÍVIO ROSAS DE ALBUQUERQUE JUNIOR
DALIANY ROSSY DE LIMA CAMPOS
FRANCISCO PEREIRA DA SILVA NETO
JEANE ROCHA FERNANDES
LADYJANE DA SILVA BENTO
MARCIO GALDINO DE VASCONCELOS
MARIA LUCINELY BRITO RAMALHO GOMES
NAYARA KRISTINA VAZ PEREIRA
ROMERO DE MELO JUNIOR

E-COMMERCE E E-BUSINESS

Trabalhoapresentado como exigência da disciplina Comunicação Empresarial, ministrada pelo Prof. Marcondes Martins da Silva.

JOÃO PESSOA/ PB
ABRIL/2012
1 E-COMMERCE

1.1 CONCEITO E DEFINIÇÕES

A Internet possibilitou o desenvolvimento de diversas atividades no mundo virtual. Dentre elas, o comércio eletrônico. Em virtude de a linguagem na Internet ser globalizada, é preferível a utilização do termooriginal em inglês e-commerce.
Segundo o site eCommerceOrg (2012), o prefixo “e” vem de eletrônico (electronic em inglês), aparecendo diante de palavras que têm alguma relação com eletrônico. Já o termo “commerce” é a tradução literal do termo comércio, em inglês. Essas palavras são chamadas de buzzwords e são rótulos que foram dados a certas atividades no mundo dos negócios na Internet.Assim sendo, pode-se definir e-commerce como o conjunto de atividades comerciais que acontecem online. “O e-commerce abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações” (ASCENSÃO, 2012). Dentre esses negócios, destacam-se a venda e promoção online e a compra e pagamentoonline.
Existem vários tipos de comércio eletrônico, os mais comuns são: B2B – Business-to Business; B2C – Business-to-Consumers; C2B – Consumers-to-Business; C2C – Consumer-to-Consumer.
a) B2B – Business-to-Business: É a negociação eletrônica entre empresas. Sendo a modalidade que mais movimenta importâncias monetárias.
b) B2C – Business-to-Consumers: Negociação eletrônica entre empresas econsumidores, representa a virtualização entre compra e venda. Nesse caso as pessoas escolhem e pagam os produtos pela Internet;
c) C2B – Consumers-to-Business: Negociação eletrônica entre consumidores e empresas. Também chamado de leilão reverso, neste caso os consumidores vendem para as empresas.
d) C2C – Consumer-to-Consumer: Negociação eletrônica entre consumidores. São efetuadasmuitas negociações nessa modalidade de valores pequenos. No Brasil o site que mais efetua transações nessa modalidade é o www.mercadolivre.com.br.

1.2 IMPORTÂNCIA

O e-commerce é atualmente um dos mais importantes fenômenos da Internet em crescimento. A importância do comércio eletrônico é a facilidade de efetuar compras pela Internet, sem que seja necessário sair de casa, permitindo que osconsumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância.
O comércio eletrônico está mudando completamente o modo de funcionamento de muitos negócios, depois que se iniciou a era da globalização. A empresa, para destacar-se, necessita integrar-se a essa nova economia.
Num e-commerce (loja virtual) não há necessidade da presença física nem do comprador, nem dovendedor; não necessita do manuseio de papel moeda e, tampouco, necessita da mercadoria no momento da transação. Nas lojas virtuais, a relação ocorre entre um comprador e um computador localizado em qualquer lugar do planeta.
Um projeto de e-commerce bem elaborado pode reduzir os custos de todo o seu ciclo comercial de um modo surpreendente. Levar o serviço ao consumidor a níveis jamais imaginados....
tracking img