Demosntraç~eos contabeis

1066 palavras 5 páginas
As Analises das Demonstrações Contábeis tem que serem elaboradas e escritas em linguagem corrente, ou seja, descomplicada como se fossem elaboradas para leigos, mesmo que não sejam sua linguagem deve ser compreensível por qualquer interessado ou Diretor da empresa, podendo ter ajuda de gráficos como auxiliares simplificando o entendimento, pois a analises vem acompanhadas de termos técnicos e notas explicativas, sendo assim um bom relatório de analise tem que vir acompanhado de informações com uma boa extensão e qualidade para atingir a excelência.

Analise através de Índices

Baseado em um raciocínio científico as analises de balanços tem como um dos instrumentos básicos os índices, que são relacionados com as contas ou grupo de contas das Demonstrações Contábeis fornecendo visão ampla da situação financeira ou econômica da empresa permitindo construir um quadro de avaliação da empresa.

Os Índices constituem a técnica de analise mais empregada. Muitas vezes, na pratica, ou mesmo em alguns livros, confunde-se Analise de Balanços com extração de índices. A característica fundamental dos índices é fornecer visão ampla da situação econômica ou financeira da empresa (MATARAZZO, 2003, p. 147).

Os índices são comparados com um padrão próprio, desenvolvido e aprimorado, ou seja, quem ira elaborar as analise que vai escolher a sua técnica de trabalho. Não são necessários fazer cálculos de grande numero de índices para desenvolver uma boa analise, pode se ter sim, um conjunto deles para o desenvolvimento do relatório conseguindo na utilização deles, multiplicar as informações, pois é de acordo com a profundidade da analise, da necessidade desejada pelo usuário, lembrando que o usuário é variável, que iremos saber por onde prosseguir.

Segue abaixo dos principais índices financeiros mais utilizados, lembrando que a Situação Financeira (Estrutura, Liquidez) e a Situação Econômica (Rentabilidade), são analisadas separadamente e somente depois são unificadas.

Relacionados