C.e. r. a.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
C.E.R.A. – 70 Anos de Tradição na Educação.

O Colégio Estadual “Ribeiro de Avellar” completou em 2011, 70 anos. Um colégio em muitos pontos, a frente do seu tempo, mas preserva algunstradicionalismos.

Se por um lado ele é todo informatizado, com os emails chegando a tempo real, por outro lado ainda tem professores, que só aceitam trabalhos escritos manuais.

A escola mantém os portõesabertos para facilitar o acesso dos alunos à escola, mas a diretora de vez em quando faz vigília no portão, fazendo alunos sem uniforme voltarem.

Assunto sexo na adolescência é falado abertamente, éensinado como se preservar de doenças sexualmente transmissíveis, o uso de camisinha, mas também tem a “espalha pombo” (a secretária que sai espalhando os casaizinhos que teimam em trocar beijinhosdentro da escola. Missão difícil, pois é um colégio frequentado praticamente por adolescentes).

Trabalham nesta instituição professores de vários municípios (Miguel Pereira, Vassouras, Duque deCaxias, Três Rios, Paty do Alferes, Paraíba do Sul ...) e que lecionam em outros colégios e trazem junto de si uma diversidade muito grande de ensinamentos tanto intelectual, cultural e comportamental.Enriquecendo assim as relações entre professores a alunos. Tem uma intérprete que veio do sul do país, o choque cultural foi ainda maior.

O colégio recebe alunos de diversos bairros como: Granja,Vista alegre, Córrego Rico, Sucupira, Horizonte..., transportados por ônibus municipais em pareceria com o estado.
Teve uma aluna que veio de São Paulo, pena que esta teve que retornar ao seu estado denatural, pois era intrigante ouvir suas expressões paulistanas e com seu forte sotaque.

Pelo fato deste colégio está localizado em Avelar, um bairro pequeno, é interessante como quase todas asfamílias se conhecem. Há uma afetividade muito grande entre os alunos e também entre os professores. Quando falece algum parente de alunos e professores, são comuns os alunos, professores e familiares...
tracking img