C.a.p.s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL.

NILTON ALVES MUNIZ

C.A.P.S

TERESOPOLIS
2011

NILTON ALVES MUNIZ

C.A.P.S

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular I, professores Adarly Rosana Moreira Goes.

TERESÓPOLIS

2011SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO p.3
2- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA p.4
3- OBJETIVO INSTITUCIONAL p.7
4- ÂMBITO INSTITUCIONAL p.8
5- CONCLUSÃO p.11
6- BIBLIOGRAFIA p.12

INTRODUÇÃO
No novocontexto da saúde mental que é o tratamento substituto ao asilar, que vizibilizava a internação em hospitais psiquiátricos ou manicônio , surge o desejo de criar recursos afetivos de aproximar aquela pessoa que antes era tratada como uma pedra pela sociedade, em um cidadão com suas limitações.
O CAPS(Centro de Atenção Psicossocial), dentro da atual politica de saúde mental do ministério da saúde, são considerados dispositivos estratégicos para a organização da rede de atenção em saúde mental, neste princípio vamos contextualizar a história da chegada do CAPS Guapimirim, a sua estrutura e funcionamento.
Verificar a importância de um trabalho bem desenvolvido com uma equipe multidisciplinar, observar seus usuários e a importância da familia e da comunidade na inserssão socialdos pacientes com transtornos mentais, sempre atentando que a inclusão é o objetivo maior.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA.
O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. A criação desse CAPS e de tantos outros, com outrosnomes e lugares, fez parte de um intenso movimento social, inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos, que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais.
O CAPS guapimirim foi implantado em 2007, com o objetivo de melhorar a qualidadede vida do paciente com deficência mental da cidade e buscando sua reinserção no convívio social, pois o programa parte de uma reestruturação da assistência hospitalar psiquiátrica, que tem como objetivo a redução contínua e programada de leitos em hospitais psiquiátricos com a garantia da assistência destes pacientes na rede de atenção extramuro, pilar aonde o CAPS faz parte.
O médicoWaldercir foi o implantador do porgrama na cidade de Guapimirim , que fica no estado do Rio de Janeiro, próximo a região serrana do estado tendo uma população em média de 50.000 (ciquenta mil ) habitantes e classificado pelo ministério da saúde com CAPS I , segundo potaria nº 336/GM, de 19 de feveriro de 2002. Hoje a instituição possui uma coordenação que é ligada a secretaria de saúde domunicípio com diversos profissionais que interangem afim que o objetivo do programa seja alcançado. Veremos agora estes profissionais .
Prefeito: Junior do Posto.
Secretário de saùde: Bruno Soare Cordeiro.
Coordenador de saùde mental: Psiquiatra Dartagnan Rache Rodrigues.
Sub – coordenadora : Assistente Social Susiane de Oliveira Araújo.
Diretoradiministrativo: Rubens Camilo Marciano

Equipe Técnica:
Terapeuta Ocupacional: Valéria da Silva Candido.
Psicóloga: Ana Glauce B. Arruda.
Psicóloga: Ana Cloe Loques Marrelli.I.
Psicóloga: Eliete Garbelotto Cardoso.
Psiquiatra: Acir Cortes Pires.
Psiquiatra: Gisele Morcado Haleais.
Enfermeira: Silvia G. da Silveira....
tracking img