Resenha - the corporation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O assunto abordado no filme é sobre como o capitalismo moderno vêm se desenvolvendo através do poder que as corporações têm sobre a população, sua cultura, política e economia de diversos países por conta das guerras civis e da Revolução Industrial. Os autores analisam as diferentes formas que elas agem, a natureza, evolução, o impacto e o possível futuro da corporação moderna. Além disso, fazemuma analogia com a igreja antigamente, a monarquia e o partido comunista, por todos esses serem onipresentes e dominantes.
O documentário também critica e reflete a fabricação de grande escala dos produtos, a sociedade globalizada, as patentes de seres vivos, o mal que fazem aos animais e ao meio ambiente, a falta de preocupação das empresas com a saúde de seus funcionários e o modo que elestrabalham em suas fábricas, entre outros temas.
O filme tem como papel principal mostrar como atuam as grandes corporações para todos consumidores. Para isso, opiniões de presidentes de empresas globalizadas, jornalistas e especialistas em diversas áreas – ambientalistas, psiquiatra, acadêmicos etc. - são mostrados. Bem como fatos históricos, documentos e declarações, como as dos repórteres, porexemplo, os quais foram chantageados para manipular a reportagem feita sobre uma empresa de agronegócio. Como também o fato que os advogados das empresas usaram a 14ª emenda, da constituição americana, para exigir o fim das restrições legais que limitavam as atividades das primeiras corporações, agora são apresentadas por eles como “pessoas jurídicas” cerceadas em seus direitos.
Para convencer osespectadores, os autores também mostram que as corporações dizem ter o papel de “responsabilidade social”, que seus produtos são para a melhoria da sociedade. Entretanto, as empresas visam somente o lucro, maximizar sua riqueza ao longo do tempo. Na verdade, não há o mínimo de responsabilidade, já que as empresas pagam mal aos seus funcionários e não tem conhecimento da qualidade de vida dos mesmos.Não se preocupam se há crianças que trabalham em suas fábricas, somente quantidade produzida por trabalhador no menor tempo possível. Quando não abandonam uma fábrica para investir em outro lugar que a mão-de-obra é mais barata ainda, até esta ficar “cara”.
O objetivo fundamental do documentário é mostrar como as mais diversas corporações além do acúmulo de capital, agem sem “consciência moral”com a sociedade – mentir aos consumidores e as autoridades, violar sistematicamente as leis que deveriam controlá-las, usar o meio ambiente como se fossem os únicos donos, tratar de forma desumana trabalhadores do “Terceiro Mundo”. Mediante as entrevistas, junto com colagens de outros filmes, vídeos antigos, tornam o documentário interessante para quem assiste e faz com que reflita sobre o papeldas grandes empresas. Mas ainda é também intenção do documentário é fazer com que todos reflitam e busquem se mobilizar, para que no futuro as corporações respeitem os princípios sociais e ecologicamente sustentáveis.
Os autores usaram diversos argumentos, os quais separaram e explicaram cada um com entrevistas e imagens. Começam falando o que é uma corporação, que é definida como “um grupo depessoas que trabalham juntas com vários objetivos e o principal deles é gerar lucro”. O nascimento da corporação moderna vem de fatos históricos que explicam o seu desenvolvimento.
Tanto quanto a mudança da 14ª emenda, que tornou a empresa - que era um grupo de pessoas - em “pessoa jurídica”, onde ela tem os direitos de uma pessoa física. Pode comprar e vender propriedades, processar e serprocessada, fazer empréstimos. Além disso, conduz a empresa. Contudo, externaliza qualquer custo que puder e que a população permita.
Analisam também a corporação em diferentes aspectos: danos ao trabalhador (demissão, destruição de sindicato, baixo salário, trabalho infantil etc.), danos a saúde (produtos químicos perigosos, lixo tóxico, poluição etc.), danos aos animais (destruição do habitat, criação...
tracking img