Resenha the corporation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
ALUNO: EDUARDO AUGUSTO DA S. PEREIRA

Resenha – Filme “The Corporation”O filme The Corporation busca mostrar a origem e o atual comportamento das corporações, bem como alertar sobre os desvios éticos que estas acabam por cometer ao longo desteprocesso. No início, as empresas eram personificadas pelos seus donos, que eram responsabilizados por qualquer erro cometido em suas atividades. Porém, no fim do século XIX, ascorporações tiraram vantagem da 14ª emenda da Constituição Americana, permitindo assim que as corporações se tornassem pessoas jurídicas, em outras palavras, Corporações sãoconsideradas como pessoas perante a lei. Podem comprar, vender, alugar, incorporar patrimônio e tantas outras ações que as pessoas físicas realizam normalmente. Porém não têm corpofísico definido ou consciência e, por tanto, não têm possibilidade de sentir culpa pelos seus erros.
Sua principal razão de ser é a obtenção de lucro, mesmo que isso se oponhaao bem estar comum de toda a coletividade. Legalmente há subsídios que sustentam esse princípio e que, mesmo que essas mega organizações sejam contestadas ao ponto de perderemações judiciais, as indenizações que foram obrigadas a pagar são tratadas como custos adicionais que podem ser arcados, devido ao seu alto retorno de lucro.
O filme cumpre bem seupapel de alertar sobre os flagrantes atos de mau caratismo e das atrocidades cometidas em favor de altos lucros, mas por outro lado, deixa a desejar quanto à apresentação desoluções para este problema. Chega-se a ter a impressão de uma mensagem de derrota, de que esse tipo de capitalismo já venceu e que as corporações malignas estão para ficar.
tracking img